A Deco Proteste criou uma linha de apoio para todos os passageiros com voos cancelados. Os consumidores podem ligar através do 218410858, ou enviar e-mail, pela página da Deco.
A organização de defesa do consumidor revela, em nota de imprensa, que o “número de queixas sobre as companhias aéreas está a aumentar consideravelmente face ao contexto atual” e “das mais de 100 reclamações, a TAP surge como a empresa mais mencionada”.
Sónia Covita, Coordenadora da Área Jurídica e Económica da Deco Proteste, frisa que “só nos primeiros oito dias de julho” foram recebidas “108 queixas referentes a viagens aéreas”, o que indica que “irá superar a média de registos em meses anteriores”.
Entre a TAP, Ryanair e Easyjet, o balanço da organização “destaca a TAP como a empresa mais reclamada este ano, com o número de queixas a superar as 430”. As outras duas companhias “reportam 47 e 59 queixas respetivamente”.
Quanto à origem das queixas, os consumidores portugueses têm reclamado maioritariamente sobre “atrasos e cancelamentos de voos, overbooking e perdas de bagagens”.
A responsável relembra que “existem inúmeros consumidores que procuram reembolsos e indemnizações e não sabem como proceder, pelo que é importante estar na linha da frente e apoiar todos os que se deparem com estas situações e que não saibam quais os seus direitos. A formalização da reclamação é determinante para a resolução das questões”, conclui.
Referir que em janeiro deste ano foram registadas 248 reclamações relativas a companhias aéreas, e em maio 183, o segundo mês com o registo mais alto, até à data.