PUB
CMPorto

De visita ao Porto? Há uma plataforma nova que tem (mesmo) de conhecer

De visita ao Porto? Há uma plataforma nova que tem (mesmo) de conhecer

A autarquia do Porto deu um passo em frente na reconfiguração da sua estratégia turística com o lançamento de dois novos recursos: a plataforma digital Plan Your Journey e uma versão renovada do Mapa Turístico Oficial da cidade.

Estas ferramentas surgem no âmbito de um plano que visa transformar a forma como o destino é promovido, dividindo o Porto em oito zonas distintas, os chamados quarteirões turísticos. A ideia é permitir que os visitantes explorem para além dos percursos habituais e, ao mesmo tempo, promover um turismo que respeite a autenticidade local e melhore a convivência entre turistas e moradores.

“Estes novos instrumentos nascem da vontade de mostrar mais Porto, indo além dos circuitos tradicionais e revelando as múltiplas camadas culturais, humanas e históricas da cidade”, afirmou Catarina Santos Cunha.

A vereadora de Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto disse ainda que “a criação dos quarteirões turísticos e a aposta em novas narrativas e percursos temáticos são peças-chave para posicionar o Porto como um destino mais equilibrado, inclusivo e sustentável”.

Sobre o “Plan Your Journey”

O Plan Your Journey foi concebido como um espaço digital acessível em quatro idiomas — português, inglês, espanhol e francês — e convida os utilizadores a planear as suas descobertas na cidade com base em temas diversos. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os primeiros roteiros disponíveis incluem propostas como “Artesanato e Cultura”, “Silêncio”, “Ecos da Literatura” e “Atlântico”. Pode consultar a aplicação diretamente aqui.

Além disso, a plataforma reforça o papel da gastronomia local com sugestões de restaurantes que refletem a identidade do Porto. A experiência online é enriquecida com vídeos e depoimentos que oferecem uma perspetiva mais pessoal e imersiva do destino.

Ao entrar na plataforma, consegue ver ainda um conjunto de pontos de interesse devidamente assinalados num mapa. Ao clicar neles, obtém uma breve descrição do que lá pode encontrar.

O Mapa Turístico Oficial do Porto foi igualmente reformulado e apresenta agora uma organização por quarteirões: Baixa, Histórico, Boavista, Atlântico, Campanhã, Bonfim, República e Universitário. Esta ferramenta, que será distribuída em locais como o aeroporto, postos de turismo e unidades de alojamento, pretende ajudar os visitantes a explorar todo o território, diluindo o foco no centro histórico.

Para Catarina Santos Cunha, as novidades vão além da promoção turística: “Mais do que plataformas de promoção turística, estes são instrumentos essenciais à concretização da nossa visão de gestão sustentável e equilibrada do destino. Por um lado, prestar um melhor serviço aos visitantes, que cada vez mais procuram experiências autênticas e personalizadas, ao mesmo tempo que aliviamos a pressão sobre o centro histórico, salvaguardamos o bem-estar dos residentes e ampliamos oportunidades para o setor do turismo, criando novos polos de atratividade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer