O Município do Porto, em parceria com a Accessible Portugal, está a desenvolver o projeto “Porto Acessível”, uma iniciativa que visa melhorar a experiência de quem visita, vive, estuda ou trabalha na cidade, promovendo o acesso equitativo à oferta turística.
Segundo a Câmara do Porto, o ponto central do projeto é o “Guia Porto Acessível”, uma ferramenta em formato físico e digital, disponível em português e inglês, que reúne informação detalhada sobre as condições de acessibilidade de 54 recursos turísticos da cidade.
Entre os espaços abrangidos encontram-se a Reitoria da Universidade do Porto, a Livraria Lello, o Mercado do Bolhão, o Teatro Nacional de São João, a Casa da Música, os Jardins do Palácio de Cristal, a Casa do Infante e o Parque das Águas.
Além da caracterização dos locais, o guia inclui percursos turísticos definidos em linha com a estratégia dos Quarteirões Turísticos e com o objetivo de dispersar os fluxos de visitantes pela cidade. Estão também previstos cinco itinerários adaptados, com versões em braille e mapas táteis, para facilitar a autonomia de pessoas com deficiência visual.
Ao apoiar o planeamento da estadia com base em informação útil e atualizada, o “Porto Acessível” pretende reforçar a imagem da cidade como destino inclusivo e acessível para todos, em consonância com o Mapa de Visão para o Futuro Sustentável do Porto.