RECHEIO 50 ANOS

“Danielle” deixa país sob aviso amarelo. Proteção Civil pede cuidado

“Danielle” deixa país sob aviso amarelo. Proteção Civil pede cuidado

Todos os distritos de Portugal continental estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo. O alerta em causa prolonga-se até quarta-feira para os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Bragança, Viseu e Coimbra.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que em causa está a aproximação do ciclone extratropical Danielle de Portugal continental, que deverá acontecer “gradualmente”.

“As linhas de instabilidade que lhe estão associadas irão originar precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento”, explica, acrescentando que o cenário de precipitação deverá manter-se ao longo de toda a semana, perdendo intensidade a partir de quarta-feira.

De acordo com as previsões, este episódio de precipitação forte poderá “dar origem a escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados” bem como provocar “redução de visibilidade” e “cheias rápidas”.

Tendo em conta este cenário, a Proteção Civil pede aos portugueses que promovam a “adoção de uma condução defensiva”, reduzindo a velocidade e estando particularmente atentos à formação de lençóis de água, e evitem a “circulação e permanência junto às zonas ribeirinhas e em áreas arborizadas”.

Adicionalmente, alerta para a importância de “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais” e de “retirar equipamentos, viaturas e outros bens de zonas normalmente inundáveis”.

“Fixe as estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas” e “não atravesse zonas inundadas. Evite acidentes”, completa a Proteção Civil.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal