Todos os distritos de Portugal continental estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo. O alerta em causa prolonga-se até quarta-feira para os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Bragança, Viseu e Coimbra.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que em causa está a aproximação do ciclone extratropical Danielle de Portugal continental, que deverá acontecer “gradualmente”.
“As linhas de instabilidade que lhe estão associadas irão originar precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento”, explica, acrescentando que o cenário de precipitação deverá manter-se ao longo de toda a semana, perdendo intensidade a partir de quarta-feira.
De acordo com as previsões, este episódio de precipitação forte poderá “dar origem a escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados” bem como provocar “redução de visibilidade” e “cheias rápidas”.
Tendo em conta este cenário, a Proteção Civil pede aos portugueses que promovam a “adoção de uma condução defensiva”, reduzindo a velocidade e estando particularmente atentos à formação de lençóis de água, e evitem a “circulação e permanência junto às zonas ribeirinhas e em áreas arborizadas”.
Adicionalmente, alerta para a importância de “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais” e de “retirar equipamentos, viaturas e outros bens de zonas normalmente inundáveis”.
“Fixe as estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas” e “não atravesse zonas inundadas. Evite acidentes”, completa a Proteção Civil.