PUB
Philips S9000

Da cultura ao desporto: Dia Internacional da Mulher assinalado em Matosinhos

Da cultura ao desporto: Dia Internacional da Mulher assinalado em Matosinhos

A causa é nobre. Pelas operárias mortas a 25 de março de 1911 no incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, de Nova York, pelas mulheres russas que a 8 de março de 1917 cumpriram uma greve para protestar contra a morte de mais de dois milhões de soldados na Grande Guerra, e por todas aquelas que ainda não conquistaram direitos iguais aos dos seus concidadãos, a Câmara Municipal de Matosinhos assinala este ano o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com um conjunto de atividades que vão da cultura ao desporto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta quarta-feira, pelas 10 horas, na sala de sessões pública dos paços do concelho, a Conselheira para a Igualdade da Câmara Municipal de Matosinhos, Lurdes Queirós, promove a apresentação do estudo “Os usos do tempo de homens e de mulheres em Portugal”, a cargo da socióloga Ana Cardoso, do Centro de Estudos para a Intervenção Social.
Este trabalho de investigação reflete, segundo o comunicado da câmara de Matosinhos, “sobre as desigualdades ainda existentes na sociedade portuguesa, tendo procurado perceber, junto de homens e mulheres vivendo em conjugalidade ou monoparentalidade, de que forma articulam na sua vida quotidiana uma atividade profissional e os cuidados a filhas e filhos com idade igual ou inferior a 15 anos”.
Mais tarde, pelas 15 horas, o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolhe a conferência “Desigualdade de género na arte em Portugal”, a cargo de Rui Pedro Fonseca. A sessão, dinamizada pela Associação Universidade Sénior de Matosinhos, contará também com a participação de Maria Gagliardini e com recitais de poesia e piano a cargo, respetivamente, de Raquel Patriarca e José Veloso Rito.

“Põe-te a mexer”
Já no próximo domingo, 12 de março, a partir das 10h30, o Dia Internacional da Mulher será pretexto para o regresso antecipado da iniciativa “Põe-te a Mexer”, um programa da Câmara Municipal de Matosinhos levado a cabo pela Matosinhos Sport desde 2006.
O “Põe-te a mexer… pela mulher” terá lugar na marginal de Matosinhos e incluirá uma caminhada de 6 quilómetros, sessões de zumba e pilates, e workshops de beleza.
A participação será, como sempre, gratuita, mas existe a possibilidade de receber um kit de participação que tem um custo de três euros, revertendo as receitas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A inscrição pode ser feita na União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira através do telefone 229 997 030 ou do e-mail [email protected].

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem