PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Custo da Ponte D. António Francisco dos Santos rondará os 21 milhões de euros

Custo da Ponte D. António Francisco dos Santos rondará os 21 milhões de euros

A obra da nova travessia sobre o rio Douro entre Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia), batizada como Ponte D. António Francisco dos Santos, deverá custar 21 milhões de euros. O projeto de conceção e construção será lançado “muito em breve”, revelou o autarca de Vila Nova de Gaia, no final da reunião do executivo onde foi aprovada a criação de um agrupamento de entidades adjudicantes para a nova ponte.

De acordo com Eduardo Vítor Rodrigues, a Ponte D. António Francisco dos Santos, enquanto obra de arte, custará cerca de 13 milhões de euros – um milhão a mais face ao inicialmente anunciado. Já os acessos custarão cinco milhões a Gaia e três milhões ao Porto, indica a agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.

“É mais um milhão por causa da cota. A APA [Agência Portuguesa do Ambiente] insistiu na questão do leito de cheia (…). O concurso é lançado muito em breve”, revelou à Lusa o autarca de Gaia.

Recorde-se que os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia pretendem criar um agrupamento de entidades adjudicantes para avançar com o contrato de conceção e construção da Ponte D. António Francisco dos Santos. A proposta foi aprovada esta segunda-feira pelo executivo gaiense, com duas abstenções do PSD.

De acordo com a proposta, a este agrupamento caberá avançar com o contrato de empreitada relativo à conceção e construção da Ponte D. António Francisco dos Santos, o contrato de prestação de serviços a celebrar com os membros do júri, o contrato de revisão e assessoria no contrato da qualidade do projeto, bem como o contrato de fiscalização da empreitada.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“À GO Porto — Gestão e Obras do Porto, empresa municipal que representa a autarquia do Porto, caberá pagar 100% do valor da unidade construção do acesso Norte e 50% do valor de construção da ponte sobre o rio”, enquanto à Câmara Municipal de Gaia caberá pagar “50% da construção sobre o rio, 100% da unidade de construção da ponte sobre o terreno e 100% da construção do acesso Sul”, detalha. 

De acordo com a proposta, este passo surge apenas neste momento por se encontrarem “reunidas, ao nível das avaliações, levantamentos, estudos e análises técnicas e jurídicas prévias, as condições técnicas e jurídicas requeridas para a promoção dos procedimentos de construção, necessários à conceção e à construção da ponte”. 

O contrato será “determinante para que os municípios assegurem a boa gestão dos dinheiros públicos na concretização de objetivos e no suprimento de necessidades de interesses comuns”, acrescenta o documento.  

A nova ponte sobre o Douro, batizada de D. António Francisco dos Santos, entre Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia), foi anunciada em abril de 2018.

Quando anunciada, tinha um custo estimado de 12 milhões de euros, integralmente assumidos pelos municípios de Porto e Gaia, em partes iguais. 

Em 2019, Rui Moreira afirmou que a nova travessia iria custar 26,5 milhões de euros. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
PD- Literarura Infantil