CIN

Curiosidades sobre a Ponte da Arrábida

Curiosidades sobre a Ponte da Arrábida

Símbolo icónico da cidade do Porto, a Ponte da Arrábida, que partilha ligação com Vila Nova de Gaia, está repleta de factos curiosos, como enumerou o Porto Secreto, numa das suas publicações.

O projeto, da autoria de Edgar Cardoso, foi inaugurado em 1963, sete anos depois de ter começado a ser construído, com o intuito de “colmatar a necessidade de ligação por via rodoviária da cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, tendo sido a segunda ponte a permitir isto mesmo”. A singularidade da sua construção e arquitetura, levaram-na a ser considerada uma “obra-prima” deste tipo de engenharia quando, em 2013, ano do seu 50.º aniversário, foi classificada como Monumento Nacional, o que espoletou o seu reconhecimento a nível internacional.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural, a Ponte da Arrábida foi “a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas, atestando a capacidade dos projetistas e construtores nacionais, e constituindo ainda hoje um dos mais significativos monumentos da engenharia portuguesa do século XX”.

É constituída por cerca de 615 metros de comprimento, sendo que os interessados em visitá-la, outra das grandes singularidades do equipamento, têm que subir 262 degraus para o conseguir fazer e ter uma vista soberba sobre o rio Douro. “As visitas ao arco da Ponte da Arrábida começaram em 2016, sendo este o único arco de uma ponte que pode ser visitado na Europa”.

Vista da Ponte da Arrábida

Nesse sentido, saiba que, depois de vários meses sem visitas à Ponte da Arrábida, devido à pandemia de covid-19, a Porto Bridge Climb retomou as visitas à “vista mais secreta da cidade”, com novas medidas de segurança, adaptadas à situação de pandemia que o país atravessa.

As visitas estão a decorrer entre quarta-feira e domingo, tendo seis sessões disponíveis ao longo do dia – 16:45, 17:30, 18:15, 19:00, 19:45 e 20:30. Os interessados podem efetuar as reservas para a visita através do contacto telefónico 929 207 117 ou do e-mail [email protected].

Note-se que, segundo destaca o Porto Secreto, à data da sua construção, a Ponte da Arrábida tinha o maior arco de betão armado do mundo, com cerca de 270 metros. Além disso, possuía ainda quatro elevadores, dois de cada lado, que tinham capacidade para cerca de 25 pessoas, mas que “deixaram de funcionar por questões de segurança”.

Não perca mais tempo, visite já esta pérola da cidade Invicta e delicie-se…

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.