PUB
Recheio 2024 Institucional

“Cultura em Expansão” com espetáculos gratuitos até dezembro

“Cultura em Expansão” com espetáculos gratuitos até dezembro

O programa “Cultura em Expansão” regressa no próximo fim de semana para a segunda parte da sua programação de 2021, que se estenderá até meados de dezembro, com vários espetáculos gratuitos por locais emblemáticos como Pasteleira, Campanhã, Miragaia e Bouça.

O arranque oficial da programação acontece no sábado, 27 de agosto, com a última peça individual do projeto “Cozinha(s)” de Catarina Barros, promovido pelo Teatro Experimental do Porto (TEP), que terá lugar no Parque da Pasteleira.

“Depois das apresentações de João Miguel Mota e de Pedro João, em 2020, e de Gonçalo Amorim e António Júlio já em 2021, cabe agora a Raquel S., dramaturga e dramaturgista, ocupar a cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP, apresentando a sua criação original”, avança a empresa municipal Ágora.

No mesmo dia, no Reservatório da Pasteleira, a editora Príncipe Discos regressa ao Porto com a festa “Príncipe 10 Porto”, que assinala os seus dez anos de existência, num programa que inclui DJ Marfox e o colectivo RS Produções.

O primeiro fim de semana do “Cultura em Expansão” termina a 28 de agosto, no Pavilhão do Calvário, em Campanhã, com a primeira de três sessões de contos, conduzidas pelos contadores de histórias profissionais Carlos Marques e Thomas Bakk.

Contudo, até ao dia 18 de dezembro há muitos espetáculos para ver e se divertir.

Na área da música, destaque para o projeto de cocriação musical “Transmissão”, desenvolvido por Frankão (também conhecido por O Gringo Sou Eu) com jovens da Pasteleira, que será apresentado a 3 de outubro, e para “Obras Portuenses da Década de 20”, um desafio lançado pela Sonoscopia a quatro compositores para uma reflexão, traduzida na forma de música, que espelhasse aquilo que é a vida no Porto de hoje.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O resultado, da autoria de Ângela da Ponte, Igor C. Silva, José Alberto Gomes e Sara Carvalho vai apresentar-se ao público em quatro momentos diferentes – 18 de setembro, 16 de outubro e 5 e 20 de novembro -, respetivamente, na Bouça, Miragaia, Pasteleira e Campanhã.

Na área da dança, Rafael Alvarez desenvolverá “Wave Dance Lab + 55 anos”,  um projeto de “formação e criação coreográfica para maiores de 55 anos que, pela primeira vez no Porto, desafia moradores da Pasteleira a desenvolver diferentes materiais coreográficos”. O resultado será apresentado, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, a 10 de setembro.

Já na área do teatro, destaque para o “Arquivo Presente do Porto”, um projeto, desenvolvido pela atriz e encenadora Rita Morais, que pretende “resultar num espetáculo de exploração simultânea das relações entre o passado e o futuro, o artista e a sociedade, a documentação e a ficção, e a mesa e o palco” e que será apresentado a 3 de dezembro no auditório do Grupo Musical de Miragaia.

Por sua vez, Inês Garrido apresentará o resultado de “PARALLAX — A aparente deslocação de um objecto devido à alteração na posição do observador”, uma reflexão sobre a ideia de Identidade desenvolvida ao longo de seis meses, através de uma relação de envolvimento interventivo com as comunidades da Pasteleira.

Do programa, destaque ainda para os projetos “Sardinheira”, de Amarante Abramovici e Raquel S., centrado no bairro da Bouça, a ser apresentado a 26 de novembro, na Associação de Moradores da Bouça, e “a·jun·ta·men·to”, uma residência criada e dirigida pela Ondamarela, que reúne as comunidades de Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã em torno de um projeto artístico comum, e a quem cabe o encerramento da edição de 2021 do Cultura em Expansão, a 18 de dezembro, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

Todas as informações sobre o programa completo podem ser consultadas na página oficial do “Cultura em Expansão”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3