Sabor do mês PD - peixe

“Cultura em Expansão” por 22 locais da cidade do Porto

“Cultura em Expansão” por 22 locais da cidade do Porto

A sétima edição do programa Cultura em Expansão vai apresentar, até dezembro, 46 espetáculos grátis em 22 locais inusitados da cidade do Porto.

Fundado em 2014, o programa estreia este ano um quarto pólo, na Associação de Moradores da Bouça, que se junta assim à Junta de Freguesia de Campanhã, ao Grupo Musical de Miragaia e à Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência / Torres.

O acompanhamento da programação neste novo polo será feito pela Sonoscopia, estrutura sediada no Carvalhido e que se estreia no projeto, juntando-se às restantes estruturas parceiras: Visões Úteis, no polo de Campanhã; Teatro no Frio, na Pasteleira; e Confederação, em Miragaia.

O programa voltará a cruzar diversas áreas disciplinares – desde o cinema, à dança, música, teatro e performance – e apresentará ao longo deste ano um total de 46 projetos, em 72 récitas, levando a 22 locais inusitados da cidade do Porto grandes nomes do panorama artístico nacional, como os Clã, Dead Combo, JP Simões, Lena d’Água, Lula Pena, Mariana Tengner Barros, Palmilha Dentada, Pedro Marques, Raquel André, Teatro Experimental do Porto, Três Tristes Tigres, Vânia Rovisco e Vera Mantero, entre muitos outros.

“Haverá também um reforço nos projetos de envolvimento de diferentes comunidades num trabalho artístico colaborativo, com 12 projetos de residência com iniciativas e autores como Blind Zero, Frankão, Ondamarela, Rafael Alvarez, Rui Catalão e Tânia Dinis”, avança ainda a empresa municipal Ágora.

A sétima edição arranca já a 28 de fevereiro com os Dead Combo, que se apresentam na Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas no âmbito da digressão que marca o fim da banda (21h30).

O Cinema Insuflável – a única sala de cinema móvel do país – abre a 17 de abril e continua com sessões até 4 de julho.

Em abril, destaque para o espetáculo JP Simões & Amigos “Canções de José Mário Branco e outras Cantigas de Abril”, que sobe ao palco da Associação de Moradores da Bouça no dia 25.

O encerramento do Cultura em Expansão 2020 tem data marcada para 19 de dezembro, pelas 21h, no Rivoli. Aos Blind Zero juntam-se a Orquestra Juvenil de Bonjóia e o a-jun-ta-men-to. A Orquestra Juvenil de Bonjóia conta com cerca de uma centena de crianças de escolas e bairros do Porto. Já o a-jun-ta-men-to reúne as comunidades de Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã, numa residência criada pela ondamarela para este programa municipal.

Os espetáculos do programa Cultura em Expansão são de entrada livre e destinam-se a todos os públicos.

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem