Um programa de bem-estar da Fundação Infantil Ronald McDonald vai possibilitar, a partir desta segunda-feira, 9 de maio, “crianças e adolescentes internados e clinicamente autorizados” da Ala Pediátrica do Hospital São João a ter acesso a atividades físicas.
A iniciativa vai decorrer uma vez por semana, na Sala de Brincar Ronald McDonald, e inclui atividades que vão “variar entre a dança e a ginástica”, nomeadamente ténis, golfe, pilates e ioga.
Em causa, segundo avançou Isabel Aragão, gestora da Casa Ronald McDonald, em declarações à Agência Lusa, está uma “boa oportunidade para a promoção do exercício físico em família”. Além disso, “reforça a sua importância na recuperação física e emocional das crianças doentes e suas famílias”, sublinhou ainda a propósito do programa, que visa a promoção da atividade física.
As sessões, com início marcado para as 15h00, terão a duração de uma hora e poderão contar com a “presença de até 20 crianças”.
Para Eunice Trindade, diretora de Pediatria da unidade de saúde, o programa assume particular importância, uma vez que “encoraja as crianças a participarem em atividades físicas regulares durante o internamento”, numa altura em que as recomendações gerais passam pela “prática de pelo menos 60 minutos por dia de atividade física” em crianças em idade escolar.
Adicionalmente, prosseguiu, o projeto contribui também para “encorajar a manutenção destes hábitos no regresso a casa”.