CM Matosinhos

Criada “cobertura verde” no topo do Forúm Maia

Criada “cobertura verde” no topo do Forúm Maia

O Forúm da Maia é agora detentor de um jardim no topo do edifício, uma obra de arquitectura paisagista que ficou a cargo da Neoturf.

“Um desenho simples e naturalista com foco na promoção da biodiversidade, que maximiza as zonas de vegetação e permite a visita esporádica de visitantes de forma não invasiva”, classifica a empresa responsável.

O jardim, constituído por  vegetação maioritariamente autóctone e com espécies que promovem a biodiversidade, pode ser visitado mediante agendamento prévio, através do email baze@cm-maia.pt, ou sem marcação, ao terceiro domingo de cada mês.

A “introdução das coberturas verdes nas cidades”, segundo o Município da Maia, tem as mais variadas vantagens, desde “a retenção de precipitação e atraso do pico de cheia, o isolamento térmico, a protecção e aumento do tempo de vida da impermeabilização, a criação de nichos de biodiversidade, a captação de CO2 e produção de oxigénio, associados à melhoria da paisagem urbana e valorização dos edifícios”

Pretende-se que esta cobertura funcione como um “laboratório vivo” e, para isso, foram instalados sensores térmicos e de humidade, assim como uma estação meteorológica. O projecto conta ainda com “a utilização de um sistema de cobertura verde de design ecológico e produção 100% nacional, baseado em aglomerados de cortiça expandida”. 

Fotografia: Neoturf

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.