O evento Global Kitchen convida a uma viagem pelos sabores internacionais, trazendo chefes de renome, tanto portugueses como internacionais, para o renovado Mercado do Bolhão, no Porto. Desde abril até novembro, a iniciativa organizada pelo Município do Porto tem oferecido momentos culinários únicos, através de workshops, showcookings e a confeção de pratos colaborativos entre os chefes participantes. O evento, que tem atraído muitos visitantes ao mercado, é uma verdadeira celebração das cozinhas globais.
Chefs internacionais e portugueses em colaboração única
Com enfoque nos cinco continentes, a Global Kitchen proporciona a troca de influências, tradições e técnicas entre chefes de topo. Nomes de relevo da gastronomia mundial juntam-se a chefes portugueses para cozinhar com ingredientes frescos do Bolhão, em pratos que celebram heranças culturais e sabores autênticos.
Os chefes portugueses anfitriões deste ano incluem Rui Martins, Aurora Goy, Rita Magro, Vasco Coelho Santos e Rafaela Louzada, que têm colaborado com colegas internacionais vindos de países como o Vietname, Espanha, Peru, Gana e Austrália. A quarta edição do evento, no próximo dia 21 de setembro, será protagonizada pelo chefe Vasco Coelho Santos, portuense com uma estrela Michelin, e pela chefe Fatmata Binta, originária do Gana.
Fatmata Binta, fundadora da Fundação Fulani Kitchen e chefe do Dine on a Mat, é conhecida por trazer à mesa a cultura fulani, da qual descende. Nascida em Freetown, Serra Leoa, e filha de fulanis, uma etnia nómada, Binta reflete nas suas criações o equilíbrio entre as tradições e uma abordagem contemporânea da cozinha. No Bolhão, ela apresentará um workshop sobre o fónio, um grão africano, seguido de uma degustação.
O programa para o dia 21 de setembro começa às 13h00 com o workshop de fónio, seguido de uma sessão de degustação às 14h15, aberta ao público, onde será possível experimentar os sabores autênticos desta colaboração culinária.