Sabor do Mês Setembro (talho) - PD

Cozinha tradicional basca chega ao Porto

Cozinha tradicional basca chega ao Porto

Já abriu no centro histórico da cidade do Porto o primeiro SAGARDI Cozinheiros Bascos em Portugal, um restaurante totalmente inspirado nos sabores e tradições da cozinha do País Basco.

Localizado no nº 54 da Rua de São João, a poucos passos da Ribeira do Porto e do Palácio da Bolsa, o espaço “pretende afirmar-se como o novo ponto de encontro gastronómico da cidade, onde partilha de sabores e experiências multissensoriais serão as palavras de ordem”.

O SAGARDI Cozinheiros Bascos está dividido em duas áreas: “as boas-vindas são dadas no piso térreo, onde se encontra a típica barra de ‘pintxos’, uma verdadeira montra de ‘alta gastronomia basca em miniatura’”, já que aqui “brilham os produtos da época, provenientes de cultivo local”, assinala o comunicado enviado à VIVA!. Neste ambiente de bar, e também na esplanada exterior, encontra-se uma proposta mais rápida e descontraída, ideal para a partilha de uma refeição entre amigos.

Mas se prefere uma “degustação dos sabores genuínos da cozinha basca sem pressas e em torno da famosa parrilla – um grelhador de design basco”, deverá optar pelo piso inferior, “o verdadeiro coração do SAGARDI Cozinheiros Bascos, onde pulsam os sabores do ‘Txuleton’, provenientes de vacas velhas rigorosamente selecionadas em Trás-os-Montes e Galiza, maturadas depois em cave própria”. Isto sem esquecer o peixe fresco da lota de Matosinhos e dos principais portos bascos.

A carta inclui outros pratos tipicamente bascos, como o bacalhau, os pimentos de ‘Piquillo’ ou os ‘Txipirones’ recheados com a sua tinta. Para acompanhar a refeição, pode optar pelas sidras e vinhos oriundos do País Basco, ou ainda pelos vinhos da região do Douro.

Este é o primeiro espaço em nome próprio da insígnia SAGARDI em Portugal. No entanto, o grupo abriu em Vila Nova de Gaia, em 2013, o VINUM Restaurant & Wine Bar, em parceria com a Symington Family Estates.

O SAGARDI Porto está aberto todos os dias, das 10h às 24h (barra de pintxos) e das 12h às 23h (restaurante).

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem