PUB
Recheio 2024 Institucional

Covid-19: vacina da Janssen recomendada para pessoas com mais de 50 anos

Covid-19: vacina da Janssen recomendada para pessoas com mais de 50 anos

A vacina contra a covid-19 da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, será administrada em Portugal apenas às pessoas com mais de 50 anos, revelou Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde.

“A vacina da Janssen estará indicada e recomendada acima dos 50 anos de idade”, disse o responsável, à margem de uma visita ao hospital de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste.

“A vacina vai começar a ser agora aplicada”, acrescentou.

De acordo com a norma publicada esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacina da Janssen é recomendada em Portugal para pessoas a partir dos 50 anos. No entanto, quem tiver menos de 50 anos de idade pode optar por tomar este fármaco de dose única, “desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos [EMA, na sigla em inglês] podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, salienta o documento da DGS. 

A DGS recorda que “foram observados, nos EUA, eventos muito raros, de trombose em territórios atípicos (incluindo trombose venosa central, trombose venosa esplâncnica e trombose arterial), concomitantemente com trombocitopenia, incluindo alguns casos com desfechofatal. Estes eventos foram observados, com maior frequência, nas primeiras 3 semanasapós administração de COVID-19 Vaccine Janssen®, principalmente em mulheres com menos de 60 anos de idade”. Mas, apesar de se considerar “que estes eventos poderão estar associados à vacina”, ainda estão “a ser realizados estudos” sobre esta matéria.

Os profissionais de saúde devem assim estar atentos à possibilidade da ocorrência destes eventos, especialmente nas primeiras três semanas após a vacinação, e alertar os utentes para a procura de assistência médica imediata, caso ocorra algum dos seguintes sintomas: “dispneia, dor torácica ou abdominal persistente, edema nos membros inferiores, sintomas e sinais neurológicos, que incluem cefaleia persistente ou intensa, visão turva, discrasia hemorrágica, nomeadamente, petéquias, sufusões hemorrágicas, equimose ou hematoma, sinais e sintomas de eventos trombóticos, em territórioarterial e em território venoso”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem