Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Covid-19: São João desenvolve sistema de integração eletrónica inter-laboratorial para pedidos de análises

Covid-19: São João desenvolve sistema de integração eletrónica inter-laboratorial para pedidos de análises

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), em conjunto com o Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), desenvolveu um sistema eletrónico que permite a receção de amostras e o envio de resultados de análises clínicas a outros hospitais.

Segundo explica o CHUSJ, com a pandemia por Covid-19, o número de análises clínicas requisitadas ao Serviço de Patologia Clínica do CHUSJ por outros hospitais aumentou substancialmente a carga administrava no registo de entrada destes pedidos. 

“Só no mês de Abril, cerca de 60% das 28 550 análises para o diagnóstico da COVID-19 foram provenientes de instituições externas”, refere. 

Para mitigar esta situação, acrescenta o centro hospitalar, procedeu-se ao reforço da área administrativa, para dar entrada no CHUSJ de requisições externas e integrar as mesmas no software utilizado no Serviço de Patologia Clínica.

Assim, o CHUSJ, o CHTS e o CHTMAD definiram requisitos para que fosse desenvolvida a integração aplicacional entre os seus laboratórios, ou seja, o pedido de requisição realizado eletronicamente num destes hospitais requisitantes, é integrado diretamente no sistema do CHUSJ. Além disso, o resultado é também remetido eletronicamente ao hospital requisitante.

Além de melhorar a eficiência administrativa do CHUSJ na receção e registo de pedidos de análise, este processo permite ainda melhorar a segurança na entrega de resultados ao hospital requisitante.

“A redução dos passos manuais contribui ainda para reduzir as possibilidades de erros no processo que se inicia com a prescrição médica e finaliza com a receção, pelo clínico, do respetivo resultado laboratorial”, aponta ainda o comunicado do CHUSJ, que pretende agora alargar esta integração aos restantes hospitais da região norte que fazem referenciação de pedidos de análises.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem