PUB
Junta da Galiza

Covid-19: Região Norte reduz incidência de novos casos

Covid-19: Região Norte reduz incidência de novos casos

A reunião com epidemiologistas e peritos sobre a evolução da pandemia de covid-19, que está a decorrer desde o início da tarde, confirmou que “grande parte da região Norte já tem uma incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes [o nível mais baixo]”. 

A informação foi confirmada pelo especialista da Direção Geral de Saúde (DGS), André Peralta Santos, que salientou que no que respeita ao número de internamentos “há também uma consolidação desta tendência”, já com “valores aproximados aos do de meados do mês de novembro”. Um número que não se verificada, contudo, em unidades de cuidados intensivos. 

“Em relação à mortalidade, [o número] é também inferior ao nacional”, destacou. 

Por sua vez, sublinhou o especialista, há ainda “algumas zonas de Setúbal e da região de Lisboa com incidências entre 480 e 960 casos por cada 100 mil habitantes”, ainda que, em termos de hospitalizações haja também uma descida. 

Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico da DGS, há apenas 15 concelhos em risco extremo devido ao número de casos covid-19, ou seja, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes. Na última semana, recorde-se, eram 119 os concelhos nesta situação.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na reunião, Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, salientou que a estimativa média do índice de transmissibilidade (Rt) para os últimos cinco dias analisados, entre 13 e 17 de fevereiro, é “o valor mais baixo que estimamos desde o início da epidemia”, correspondente a 0,67. 

“O valor do Rt encontra-se abaixo de 1 em todas as regiões do continente e regiões autónomas e nos últimos cinco dias tem-se observado um estabilizar do valor do Rt em torno de 0,66 e 0,68 (…) Ou seja, houve uma descida muito acentuada da transmissibilidade a partir de meados de janeiro e essa descida estabilizou agora nos últimos dias”, completou. 

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 549 casos de covid-19, o número mais baixo desde os 427, reportados no dia 6 de outubro de 2020. Foram ainda registados mais 61 óbitos, o que fez com que o país ultrapassasse a barreira das 16 mil mortes pelo novo coronavírus (16023). 

Desde o dia 2 de março, altura em que foram detetados os primeiros casos em Portugal, já foram contabilizados 798.074 casos. Atualmente, há 80.642 casos ativos.  

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem