PUB
Recheio 2024 Institucional

Covid-19 faz renascer iniciativa cultural da cidade do Porto

Covid-19 faz renascer iniciativa cultural da cidade do Porto

Trata-se do Esporádico.Porto, uma iniciativa cultural que arrancou em novembro de 2012 na cidade do Porto, e que regressa agora, oito anos depois, como Esporádico.Mundo no digital, com “Conversas Esporádicas” no instagram.

“Sentimos a necessidade de contribuir para uma efetivação positiva, por via da cultura e integração, da realidade da digitalização da vida das pessoas que a pandemia veio fortalecer e tornar como parte assumidamente integrante”, assinalam os promotores, em comunicado enviado à VIVA!, adiantando que, no período de confinamento, viram reforçada a vontade de transformar “a vontade que sempre existiu de fazerem alguma coisa” num “imperativo, num caminho para este acontecimento”.

A grande inauguração desta panóplia de atividades culturais digitais acontece no próximo dia 7 de setembro, com uma conversa que cruzará “as ideias de política e cidadania, num registo acessível e que convida à reflexão comum”. O primeiro convidado desta tertúlia é Hugo Rajão, filósofo, investigador e doutorando em Filosofia, que irá debruçar-se sobre o tema “Pandemia, Juventude e os Novos Caminhos da Cidadania”, num debate moderado pela fundadora do Esporádico, Maria Teresa Alves, jurista de direitos humanos e investigadora.

A partir de então, “As Conversas Esporádicas” realizar-se-ão no dia 7 de cada mês, sempre às 19h00, versando sobre temas como cultura, filosofia arte, pintura, música dança ou fotografia. “Convidados conhecidos do público e «anónimos» vão fazer parte do certame, num momento de partilha de conhecimento, experiências e perspetivas, que se quer esclarecedor, enriquecedor e participativo, de todos e para todos”, frisa a organização.

“O mote é simples. Assim como indica o nome, para as coisas acontecerem basta que haja uma predisposição que é natural em todos nós: a vontade é o imperativo, o querer é a forma de estar, e a cultura o casamento entre ambos – ainda que isto possa acontecer de forma completamente esporádica e imprevisível!”, continua.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O objetivo é criar uma “casa de cultura para e de todos” e que pretende ensinar mais sobre “humanismo e humanidade comum”. “Para todas as pessoas que querem experimentar um fim de tarde diferente, agradável, que se liberta de todos os constrangimentos… O que propomos é que venhas, que faças parte e integres esta experiência de Ser Pessoa e, através disso, fazer a cultura”.

De referir que o Esporádico.Porto foi responsável por organizar, em 2012, atividades como “Concerto Hoc Opus – Inauguração das Galerias de Lisboa, em frente à Livraria Lello”, “O que faz um cavalo num museu? – Visita Guiada ao Museu Nacional Soares dos Rei”, “O teu pé dança? – Sessão de danças do mundo na Avenida dos Aliados, “Traz a Tua Tinta – Pintura coletiva de uma tela na Ribeira do Porto, ao som de um trio de Jazz”, “Dá o que podes – Leilão Solidário do quadro pintado na atividade anterior acompanhado de um trio de jazz da ESMAE” e “Ler é uma Lenda: Paginandar – Roteiro pelos alfarrabistas, livrarias e livreiros da cidade”.

Todas estas sessões foram abertas a toda a gente, gratuitas e proporcionaram momentos de cultura, integração e acolhimento autênticos, congratula-se a organização.

Todas as informações sobre a programação disponíveis nas páginas de Facebook e Instagram do Esporádico.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem