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Covid-19: APDP cria linha de atendimento telefónico para pessoas com diabetes

Covid-19: APDP cria linha de atendimento telefónico para pessoas com diabetes

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) criou uma linha de atendimento telefónico gratuito para prestar aconselhamento especializado às pessoas com diabetes, evitar deslocações desnecessárias e reduzir a possibilidade de contágio no período em que durar a pandemia de covid-19.

“Esta medida é uma atitude preventiva, pois evitará deslocações desnecessárias, inclusive às urgências, e dará resposta às necessidades de uma população de elevado risco, que necessita de manter um bom controlo e não pode ser abandonada nas suas casas”, explicou José Manuel Boavida, presidente da APDP.

“Falamos especialmente das pessoas com mais de 60 anos e com diabetes que devem manter uma quarentena rigorosa, não se deixando infetar e evitando todas as hipóteses de contágio”, salientou ainda o responsável, que considera que “estas pessoas continuam a necessitar que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas, nomeadamente sobre os ajustes da própria terapêutica e de um encaminhamento eventual para uma consulta de urgência ou outro tipo de apoio por parte de equipas de saúde”.

Ao todo, serão quatro os “enfermeiros especializados” que darão “voz, conforto e cuidados à distância às pessoas com diabetes através da linha telefónica 21 381 61 61.

O contacto estará, numa primeira fase, disponível entre as 8h00 e as 20h00, incluindo fins de semana.

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