A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou esta quarta-feira a vacina contra a Covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna.
Em comunicado, o regulador europeu indica que “recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização da vacina covid-19 Moderna para prevenir a doença do coronavírus 2019 em pessoas a partir dos 18 anos de idade”.
A aprovação surge depois de o comité de medicamentos para uso humano da EMA ter “avaliado exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e ter recomendado por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia”, explica a agência, citada pelo jornal Público.
Para Emer Cooke, diretora da EMA, “esta vacina dá-nos outra ferramenta para superar a atual emergência”.
Esta é a segunda vacina a ser aprovada na União Europeia, depois de, a 21 de dezembro, a EMA ter dado autorização para o uso da vacina produzida pela Pfizer e pela BioNTech, que começou a ser administrada em 27 de dezembro em Portugal e em outros países europeus.
Com uma eficácia comprovada superior 90%, a vacina da Moderna pode ser transportada e armazenada por seis meses a 20°C negativos, temperatura da maioria dos congeladores domésticos ou médicos, e de resistir até 30 dias em condições normais de refrigeração após o descongelamento.