PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Cortejo de São Bartolomeu da Foz vem com tradição e Jogos Olímpicos

Cortejo de São Bartolomeu da Foz vem com tradição e Jogos Olímpicos

O Cortejo de São Bartolomeu deste ano terá lugar a 25 de agosto, domingo, na Foz do Douro. A festa, conhecida como “Cortejo de Trajes de Papel”, promete encher as ruas com mais de 500 figurantes vestidos com trajes coloridos, num desfile que termina com um “banho santo” nas águas da Praia do Ourigo. O tema deste ano é “Os Jogos Olímpicos — As Cidades das Nossas Medalhas”, e vários grupos locais irão representar cidades olímpicas como Paris, Londres, Rio de Janeiro, Atenas e cidades orientais.

O evento tem uma longa história, remontando ao século XIX, quando os fiéis acreditavam que, a 24 de agosto, São Bartolomeu se manifestava nas águas, e buscavam proteção através do banho no mar. Na década de 30 do século passado, a tradição dos trajes de papel foi introduzida por Costa Padeiro e desde 1952, a tradição do Cortejo com trajes de papel consolidou-se. Em 1963, Joaquim Picarote revitalizou o evento, e desde 1980 a organização passou a ser responsabilidade da Junta de Freguesia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Atualmente, a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde organiza o Cortejo e está a trabalhar na candidatura dos trajes de papel como Património Imaterial da UNESCO, em parceria com municípios espanhóis. Este esforço de preservação e valorização da tradição vai até 2025, destacando a importância cultural e a dedicação ao trabalho manual envolvido na confecção dos trajes.

Fotografias: Miguel Nogueira e Filipa Brito
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil