
Este ano, a prova será apadrinhada por duas figuras importantes na modalidade do Atletismo: Alfredo Rocha e Rosa Mota.
O Porto de Leixões recebe no dia 9 de setembro, pelas 10h, a 5ª edição da Corrida Porto de Leixões, uma organização da Eventsport e Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
O evento é já uma referência no calendário desportivo da Associação de Atletismo do Porto e decorre dentro do Porto de Leixões, num ambiente único e com o objetivo de estimular a prática desportiva como fator essencial na promoção da saúde e bem-estar do público em geral.
Esta prova divide-se numa Corrida de 10 Km e numa Caminhada de 5 Km, esta última sem carácter competitivo. Ambas terão partida junto ao edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões.
De referir que o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é um dos grandes projetos promovidos pela APDL, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões e que resulta de uma dinâmica de cooperação territorial, interligando dois principais objetivos: por um lado o de melhorar a eficácia comercial do porto, associada à atividade dos cruzeiros e, por outro lado, o de integração urbana, associado ao incremento da sociabilidade com a população envolvente.
O Porto de Leixões é a maior infraestrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do país – foi construído nos finais do século XIX e situa-se no concelho de Matosinhos.
Com 5 quilómetros de cais, 55 hectares de terraplenos e 120 hectares de área molhada, Leixões dispõe de boas acessibilidades marítimas, rodoviárias e ferroviárias, bem como de modernos equipamentos e avançados sistemas informáticos de gestão de navios.
Alfredo Rocha, atleta e treinador no Centro de Cultura e Desporto da APDL é padrinho da Corrida Porto de Leixões.
A prova é ainda apadrinhada por Rosa Mota, a ex-atleta portuguesa campeã olímpica e mundial da Maratona.