Santander Escolhas 2

Correntes d’Escritas celebra 20 anos

Correntes d'Escritas celebra 20 anos

Cento e quarenta escritores de 20 países participam na 20ª edição do encontro literário Correntes d’Escritas, naquela que será a “maior edição de sempre”.

De 16 a 27 de fevereiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim promove a 20ª edição daquele que já foi considerado pelo Presidente da República como o “principal festival literário português”.

Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve presente na 18ª edição, volta ao festival para dirigir a cerimónia de abertura, quando são anunciados os prémios literários de 2019 e o lançamento da Revista Correntes d’Escritas 18 dedicada a Nélida Piñon. (dia 19, pelas 11h30). O certame contará ainda com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que vai proferir a conferência inaugural, sobre “As letras da língua e a mobilidade dos criadores na CPLP” (dia 19, às 15h).

O Correntes d’Escritas 2019 contará com mais de 140 escritores de 20 países (Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colombia, Cuba, Espanha, Guatemala, Guiné Bissau, México, Moçambique, Nicarágua, Peru, Portugal, Republica Dominicana, S. Tomé, Timor e Uruguai).

Entre os convidados da edição, vai estar um prémio Cervantes, o nicaraguense Sergio Ramírez, prestes a lançar “Já ninguém chora por mim” em Portugal, três prémios Camões (Arménio Vieira, Germano Almeida e Hélia Correia); cinco prémios literários Casino da Póvoa (Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Manuel Jorge Marmelo, Juan Gabriel Vásquez, para além de Hélia Correia) e seis Prémios Saramago (Paulo José Miranda, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Ondjaki e Bruno Vieira Amaral).

Além das Mesas – em que os temas serão versos da Sophia de Mello Breyner, cujo centenário do nascimento se assinala este ano -, o Correntes d’Escritas contempla ainda uma Feira do Livro, lançamentos de livros, concertos e exposições, além de programar visitas a escolas por vários dos autores participantes.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal