Sogrape

Corredor BUS da Avenida Fernão de Magalhães abre à circulação

Corredor BUS da Avenida Fernão de Magalhães abre à circulação

Esta segunda-feira fica marcada pela abertura do Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ), da Avenida Fernão de Magalhães, o que permite que vários serviços da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) retomem o seu percurso habitual nesta artéria.

Em causa estão as linhas 300, 305 e 401, que “regressam ao percurso normal na Avenida Fernão de Magalhães”, e a linha 800, que terá um “novo trajeto entre a Praça das Flores e Campo 24 de Agosto”, anunciou a empresa.

Em comunicado, a STCP indica que a criação do corredor BUS permitirá que esta última linha “beneficie das melhores condições de circulação e maior rapidez”. “Devido a esta alteração, a linha 800 deixa de passar na Rua do Bonfim, que continua servida pelas linhas 700 e 801, com as quais partilha parte significativa do percurso”, acrescenta.

Na sua página oficial, a Câmara Municipal do Porto explica que o CAAQ consiste “numa via de duplo sentido, destinada ao uso exclusivo do transporte público e munida de um sistema de semáforos de última geração que prioriza a passagem dos autocarros em detrimento dos restantes veículos”.

Por sua vez, as paragens são, também, de “última geração no que diz respeito às condições informação, conforto e assistência à viagem para o passageiro”.

Em período de hora de ponta estarão garantidas 20 circulações/hora/sentido neste corredor, correspondendo a uma frequência média de um autocarro a cada três minutos, acrescenta a autarquia, liderada por Rui Moreira, sublinhando que a circulação no CAAQ vai garantir “uma redução do tempo de viagem”, permitindo que cada passageiro poupe mais de quatro minutos por viagem.

Foto: Filipa Brito (CM Porto)

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem