Em plena pandemia de covid-19, vários foram os portugueses que pesquisaram, no Google, o significado de “coronavírus”, de forma a tentaram “perceber o que se estava a passar à sua volta”. “Todas as pessoas de todos os locais tentaram perceber o que se estava a passar à sua volta – e é por isso que não é surpresa que o coronavírus tenha sido a pesquisa mais popular em todo o mundo este ano”, sublinhou o Google, num comunicado onde revela quais os temas mais pesquisados em 2020.
Além disso, ainda que, de forma indireta, as perguntas mais feitas no Google relacionam-se também com a pandemia e com a quarentena que grande parte da população portuguesa enfrentou, no início da pandemia. Assim, “como colocar máscara”, “como fazer máscaras”, “como fazer pão” e “como funciona o «lay-off»” foram algumas das questões que se evidenciaram.
De acordo com os dados divulgados, “escola virtual”, “eleições nos Estados Unidos”, “Segurança Social Direta”, “classroom”, “DGS”, “Zoom” e “Liga Nos” foram outros dos temas mais pesquisados este ano, sendo que, no campo das palavras que surgiram este ano, destaca-se a pergunta ao “o que é «lay-off»”, “o que é mitigação” ou “o que é calamidade pública”.
No que respeita às personagens nacionais mais pesquisadas destaca-se “Pedro Lima”, um dos atores mais acarinhados do público, que faleceu no passado mês de junho, e “Bruno Fernandes”. Por sua vez, no campo internacional, distinguem-se “Diego Maradonna”, “Cavani”, “Donald Trump”, “Joe Biden” e “Isabel dos Santos”.
Segundo revela o Google, 2020 foi “recheado de surpresas e dilemas nas quatro linhas”, com “transferências milionárias, vitórias e derrotas” a moldarem “a pesquisa dos portugueses”.