A zona da Cordoaria, no “coração” da cidade do Porto, tem agora um novo mural de arte urbana. Este homenageia o jornalista e contador de histórias Germano Silva. A obra, concebida pelo reconhecido artista Mr. Dheo, pode ser apreciada no Campo dos Mártires da Pátria.
De acordo com a Câmara do Porto, a mesma faz parte integrante das celebrações do 20.º aniversário da Porto Vivo, SRU, empresa municipal dedicada à reabilitação urbana.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre duas gerações: o “decano” jornalista Germano Silva e o artista urbano Mr. Dheo, com uma diferença de idades de cerca de 60 anos. Sob o lema “Reabilitar garante histórias para contar”, a obra de Mr. Dheo incorpora elementos icónicos da cidade do Porto, como os tradicionais azulejos e o casario típico.
Recorde-se que a apresentação oficial do mural decorreu na passada semana, com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de representantes da Porto Vivo, SRU, como os vereadores Pedro Baganha, Ricardo Valente e Raquel Maia. Também estiveram presentes os protagonistas da iniciativa: Germano Silva e Mr. Dheo.
No mesmo dia, para assinalar os 20 anos da Porto Vivo, SRU, Germano Silva conduziu um passeio guiado pelo Centro Histórico do Porto. Durante a visita, mais de 50 participantes tiveram a oportunidade de ouvir as suas histórias e descobrir recantos pouco conhecidos da cidade.
Ao longo das últimas duas décadas, a Porto Vivo, SRU tem vindo a desempenhar um papel ativo na recuperação de edifícios degradados, devolvendo vitalidade a zonas emblemáticas da Invicta.
Alguns dos exemplos são as intervenções nos quarteirões das Cardosas, D. João I e Carlos Alberto. Além de reabilitar património, a empresa tem vindo a contribuir para um mercado de arrendamento acessível, ao disponibilizar mais de 350 habitações e ao continuar com novos projetos de requalificação urbana.
Foto: Victor Almeida (via Agenda Cultural do Porto)