Sabor do mês PD - carne

Coração de D. Pedro segue para o Brasil

Coração de D. Pedro segue para o Brasil

A Câmara Municipal do Porto aprovou hoje por unanimidade a transladação temporária do coração de D. Pedro para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência deste país.

Na proposta aprovada, esta segunda-feira, dia 18, por unanimidade, o presidente da autarquia, Rui Moreira, afirma que o município pretende autorizar “a transladação temporária do órgão através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro”.

Segundo o portal de notícias do município, Rui Moreira destaca que “tratando-se de um bem cultural, enquanto bem móvel que representa testemunho material com valor de civilização ou cultura, está sujeito a um especial regime de proteção e valorização”.

“A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, diz ainda o autarca.

Em 22 de junho, o presidente da autarquia portuense anunciou que a trasladação do coração de D. Pedro para o Brasil seria autorizada.

Recorde-se que a 30 de maio, o embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações, adiantou que o governo do seu país tinha enviado um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro e que a ideia era que este fosse em primeiro lugar para Brasília.

Foto: Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes