O coração de D. Pedro regressa esta sexta-feira ao início da tarde ao Porto, depois de ter integrado as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. A Câmara Municipal do Porto irá aproveitar a trasladação para um segundo momento de exibição na Irmandade da Lapa, no sábado, entre as 10h e as 20h, e no domingo entre as 10h e as 16h, sendo a entrada livre.
Terminada a exibição irá decorrer a cerimónia da guarda do coração de D. Pedro, com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, “a encabeçar este momento solene e, ele próprio, a proceder à guarda do coração a cinco chaves, antes da colocação do escrínio no mausoléu”, explica a autarquia.
Esta cerimónia está agendada para as 16h30 onde será realizado um apontamento musical no Monumental Órgão de Tubos, com interpretação de obras de J. S. Bach, Marcos Portugal e de D. Pedro IV.
Numa outra sala os visitantes poderão ver a exposição “D. Pedro IV: Um coração, uma vontade”, que contém documentos e objetos históricos sobre a passagem de D. Pedro pela cidade do Porto.
Recorde-se que no fim-de-semana anterior à partida do coração para o Brasil tinham passado pela exposição do mesmo 6.500 pessoas.
Foto: Guilherme Costa Oliveira