
A eurodeputada Isabel Santos vai organizar, em Portugal, um conjunto de debates intitulados “Conversas Europeias”. O primeiro acontece a 1 de outubro e traz, pela primeira vez ao país, o ex-jornalista, ensaísta e realizador Raphaël Glucksmann, atualmente eurodeputado e autor do livro “Carta à Geração que vai Mudar Tudo”.
O objetivo deste ciclo é promover o debate de “temas de interesse europeu com relevância no nosso país e no mundo”, salientou a eurodeputada, citada em comunicado.
O primeiro debate vai ter lugar em Lisboa, no Auditório B203 do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, pelas 15h30. A entrada é livre.
Numa carta aberta apaixonada e cheia de esperança, Raphaël Glucksmann exorta os jovens a enfrentar os desafios da sociedade atual, lutando contra os fatalismos. “Não se resignem. Ser jovem hoje é ter na mão o poder de pertencer à geração que vai mudar tudo. A indiferença e a resignação são mortíferas. Não se desinteressem pelo vosso futuro. Não se tornem cínicos antes de terem experimentado o idealismo. Não sejam velhos antes de serem jovens. Tenho um só objetivo na política – devolver à democracia a sua juventude perdida, a sua força e a sua beleza”.
A participação dos jovens no futuro da Europa e o papel que estes podem desempenhar de forma a transformar esse futuro será o tema de partida do primeiro destes debates das “Conversas Europeias”, moderado pela eurodeputada Isabel Santos.