CM Matosinhos

Consumos médios no Porto e Norte com valores semelhantes a 2012

Consumos médios no Porto e Norte com valores semelhantes a 2012

Assim, de abril a junho – de acordo com estudo trimestral sobre o perfil dos turistas que visitam a região, desenvolvido pelo IPDT – Instituto de Turismo – o gasto médio global (por grupo) situou-se nos 599 euros. O consumo médio por pessoa/noite situou-se nos 47 euros e o consumo médio por pessoa por estada foi de 274 euros. Outra das conclusões deste estudo indica que os turistas que pernoitaram apenas na zona do Grande Porto ficaram na sua maioria alojados em hotéis (47%) ou em hostels (21%). Os que estiveram no Porto e Norte em férias usaram uma maior variedade de locais de alojamento, merecendo destaque a incidência de pernoita nos hostels. Comparando estes resultados com o do trimestre homólogo de 2012, destaque-se o aumento da quota de mercado dos hostels, que duplica, espelhando o aumento da oferta deste tipo de alojamento na região nos últimos anos.

Turistas fazem mais compras em todos os segmentos
As principais atividades praticadas na região foram experimentar a gastronomia e fazer compras. Seguiram-se o desfrutar da paisagem e a compra de artesanato. Comparando os resultados com o trimestre homólogo de 2012, verificou-se um aumento da percentagem de turistas que fizeram compras. A maioria (72%) dos turistas estrangeiros do Porto e Norte apresentam rendimentos situados entre os 1.000 e os 3.000 euros. Comparando estes resultados com o trimestre homólogo de 2012, verifica-se um aumento do rendimento médio dos turistas. Dos turistas inquiridos e que visitaram o Porto e Norte de Portugal em férias, as quatro principais motivações para a escolha do destino foram, por ordem de importância, a beleza natural, o preço, a gastronomia e o vale do Douro.
O “Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal” é um estudo trimestral levado a cabo pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.