Já arrancaram as obras de construção do Pavilhão Municipal de Olival, em Vila Nova de Gaia, um equipamento que, de acordo com a autarquia, irá “colmatar uma necessidade há muito sentida pela comunidade local” e que se prevê estar concluída em novembro próximo.
“Assume uma importância acrescida, atendendo à área e ao número de pessoas que vivem nesta união de freguesias (Sandim, Olival, Lever e Crestuma) – 34,16 km² de área e cerca de 17 mil habitantes, de acordo com os últimos censos”, refere a Câmara Municipal a propósito da empreitada.
Segundo realça, a implantação do novo pavilhão municipal na escola básica do Olival permitirá servir este estabelecimento de ensino durante o seu horário de funcionamento, potenciando as atividades lúdico-desportivas dos alunos. “Recorde-se que esta união de freguesias apenas dispõe de um pavilhão municipal, localizado em Crestuma”.
O novo equipamento, com 5.200 metros quadrados, estará dividido em três áreas distintas: uma reservada ao público, uma desportiva e uma complementar de apoio.
“A área de jogo foi desenhada para a prática de andebol, futsal, basquetebol e voleibol, além de minibasquetebol, que será praticado em dois campos transversais. Numa lógica de investimento inteligente e sustentável, o pavilhão foi projetado na perspetiva de uma utilização racional de energia, privilegiando-se a utilização de recursos naturais e energias renováveis”, detalha ainda o município.
Em causa, note-se, está um investimento municipal na ordem de 1,3 milhões de euros.