O consórcio hoje anunciado surgiu na sequência do memorando de entendimento assinado em 10 de abril de 2014, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).
Na altura, a CCDR-N referiu que a união das três universidades do norte iria permitir “articular e potenciar a cooperação estratégica institucional entre as universidades envolvidas e participar proativamente na construção de uma estratégia regional inteligente no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio”.
Com esta associação, as três instituições, que continuam a ser entidades autónomas e com estratégias próprias, podem tirar partido de um reforço da articulação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.
A nova entidade refere, em comunicado, que o local e a data da cerimónia de assinatura do protocolo de constituição do Consórcio UNorte.pt serão anunciados “brevemente”, salientando que o grande objetivo é “a concertação estratégica e operacional em vários domínios”.
A médio/longo prazo, o consórcio pretende identificar as áreas de cooperação e de atuação conjunta, potenciar projetos conjuntos, nomeadamente em domínios de formação emergentes ou nos de procura reduzida e a mobilidade de estudantes.
Para além disso, pretende também a concertação estratégica no domínio da investigação, seja pelo reforço da massa crítica, seja pela complementaridade de recursos e projetos existentes.
Um outro grande objetivo do consórcio UNorte.pt é a participação ativa e concertada na concretização das estratégias regionais e transregionais, que deverão ser adequadas com os planos estratégicos institucionais, sem deixarem de ter em conta o potencial envolvimento de outras instituições de ensino superior da região e outras entidades públicas e privadas.
A promoção internacional conjunta da Região Norte como espaço de formação superior de referência e de investigação e de desenvolvimento de excelência, incluindo a realização de ações conjuntas para atração de estudantes e investigadores estrangeiros, a promoção do empreendedorismo académico e o investimento em áreas de interesse comum como, por exemplo, bases de dados ou infraestruturas científicas são outras áreas de cooperação entre as três instituições.
A estes objetivos acresce ainda a representação conjunta em redes transnacionais, a promoção do desporto universitário, incluindo a organização conjunta de grandes eventos internacionais, a ação social escolar e a organização de iniciativas culturais.
Quarta-feira 19 Novembro, 2014
Consórcio UNorte.pt permitirá partilha de recursos humanos
Um dos objetivos do consórcio UNorte.pt, que integra as universidades do Porto, Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, é a partilha de recursos humanos docentes, investigadores e não docentes.