De acordo com um comunicado esta terça-feira divulgado, esta candidatura é um dos dados que serão anunciados na quinta-feira, no i3S, durante a apresentação do relatório de atividades do Porto.Comprehensive Cancer Centre (Porto.CCC), que resulta de uma parceria entre aquele instituto de saúde e o IPO-Porto.
Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup e membro da comissão diretiva do i3S, referido na nota informativa, considera que o IPO-Porto “é muito bom” nos cancros da próstata, bexiga, rim e linfomas, enquanto o Ipatimup, e agora o i3S, é uma “referência mundial” nos cancros do estômago e da tireóide e outros órgãos endócrinos e neuroendocrinos.
Além disso, partilham “créditos nos cancros colorretal e de mama”, sendo, por isso, “uma parceria que faz todo o sentido”, acrescentou.
O consórcio foi convidado a integrar a Rede Europeia de Referência (RER) Genturis, que procura melhorar a assistência e os cuidados de saúde prestados aos doentes e às famílias com síndromes hereditários raros ligados ao cancro, através de investigação colaborativa entre parceiros nacionais e europeus.
A Genturis conta com a participação da investigadora Carla Oliveira, do i3S, da patologista Fátima Carneiro, do Centro Hospitalar São João, e do investigador Manuel Teixeira, do IPO-Porto.
O Porto.CCC pretende organizar uma conferência internacional – “1st Gago Conference” – dedicada à investigação do cancro na Europa, que contará com a presença do Comissário Europeu Carlos Moedas e de mais de uma dezena de especialistas mundiais na área do cancro, com data prevista para 14 de fevereiro de 2018.
Quarta-feira 20 Dezembro, 2017
Consórcio do Porto candidata-se a associação europeia de investigação de cancro
Um consórcio criado pelo Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) e pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da UPorto (i3S) candidatou-se para integrar o Cancer Core Europe, uma associação dedicada à investigação do cancro.