
O presidente da TPNP, Melchior Moreira, acredita que “o Turismo Natureza é um produto fundamental que não tem sido trabalhado em escala, envolvendo todos os players na área da natureza”, daí a necessidade da criação do consórcio.
“Através da estratégia validada nas Cartas de Turismo Sustentável este consórcio vai desempenhar uma estratégia de promoção em escala que dará notoriedade à região, aumentando a estada média e promovendo a economia local”, refere Melchior Moreira.
Minho, Douro, Porto e Trás-os-Montes são os quatro sub destinos e são as sinergias destes territórios que fazem o presidente da TPNP acreditar que com este novo consórcio a região passará “a ter um reforço na oferta”.
“O objetivo é criar uma oferta na área de turismo da natureza que possa ocupar o turista mais de uma semana”, adianta Melchior Moreira.
Assim, e conforme se lê na descrição do projeto, a criação deste consórcio parte da convicção de que “o turismo de natureza é um produto estratégico de suma importância para o desenvolvimento da região Norte”.
A TPNP – que encabeça um consórcio que junta 15 entidades, entre as quais associações ligadas à natureza e aos parques, bem como uma universidade e comunidades intermunicipais – recorda que os seus territórios protegidos e/ou classificados são galardoados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável pela Federação de Parques Nacionais e Naturais da Europa.
“É essencial organizar a oferta do produto estratégico turismo de natureza a uma escala regional e desenhar uma estratégia de promoção e comunicação interna e externa que permitam a afirmação do Porto e Norte de Portugal como um dos principais destinos de turismo de natureza em Portugal”, apontam os responsáveis.
A 24 de maio vai decorrer “O Sabor da Natureza”, a primeira iniciativa que será apoiada pelo novo consórcio que se realiza no âmbito do Dia Europeu dos Parques, celebrado desde 1999 pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC) para assinalar a data de criação do primeiro parque nacional europeu na Suécia em 1909.
E em Portugal, em particular na região Norte, de acordo com informação da TPNP, dá-se a “feliz coincidência” de existirem territórios que simultaneamente são reconhecidos a nível europeu pela sua qualidade ambiental, nomeadamente parques, reservas, geoparques e Rede Natura 2000, pela sua qualidade agroalimentar e pela sua preocupação no desenvolvimento de um turismo de qualidade assente em princípios de sustentabilidade através da Carta Europeia de Turismo Sustentável.
Serão envolvidas na iniciativa as regiões do Minho, Peneda Gerês, Alvão, Montesinho, Douro Internacional e Montanhas Mágicas, sendo a ideia alargável às restantes áreas protegidas do país.