Encomendas Comida Fresca - PD

Conselhos para combater a obesidade infantil

Conselhos para combater a obesidade infantil

A obesidade é um problema que está cada vez mais enraizado na sociedade portuguesa, com grande parte das crianças a sofrerem, precocemente, desta condição.

Um dos últimos relatórios da Organização Mundial da Saúde-Europa revela que uma em cada três crianças apresenta excesso de peso e que 10,6% sofre de obesidade infantil, razão pela qual é urgente que os pais comecem, desde cedo, a alertar os mais novos para esta problemática e a consciencializar gerações.

obesidade_infantil

Desta forma, a VIVA! recuperou uma série de recomendações da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) para ajudar a prevenir o excesso de peso. Um dos primeiros conselhos, segundo avança O Sapo, é a aposta no consumo de fruta. Esta é uma peça fundamental na alimentação saudável e deve ser incluída “nos pequenos almoços e lanches”.

Tendo em conta que, no caso das crianças, a forma como esta é apresentada pode ser suscetível do seu consumo, os cidadãos podem e dever ousar na forma como a levam a mesa, optando por fazê.lo, por exemplo, em forma de “espetadas, bolinhas, com canela e/ou outras especiarias”.

Antes de iniciar as refeições principais do dia, o almoço e o jantar, a SPEO aconselha também a que seja dada preferência à sopa, de forma a “aumentar o consumo hortícola nos mais jovens”.

Além disso, é igualmente importante uma boa hidratação, pelo que se deve “promover o consumo de água ao longo do dia e durante as refeições” e evitar a ingestão de “bebidas açucaradas” assim como apostar em “alguma atividade física diária”, como caminhadas, aulas de dança ou jogos. Preferencialmente, as atividades devem ser realizadas por um período de 30 a 60 minutos.

E, por último, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade recomenda também aos pais que organizem as idas ao supermercado de acordo com “uma lista de compras com o que necessita para as refeições”. A prioridade, realça, deve ser dada aos legumes e às frutas, de forma a evitar “alimentar/snacks com alto teor de açúcar, sal e gordura”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/marca-propria-pingo-doce/pingo-doce/sumo-fruit-love-100-fruta-espremida-uva-framboesa-cereja-pingo-doce-750ml/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-sumosamc&utm_campaign=onogoing

Viva! no Instagram. Siga-nos.