Sogrape

Conjunto Habitacional de Sendim vai ter horta comunitária

Conjunto Habitacional de Sendim vai ter horta comunitária

Com o objetivo de melhorar a qualidade da vida da comunidade do Conjunto Habitacional de Sendim, em Guifões, a MatosinhosHabit, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Lipor e a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, vai implementar uma horta comunitária no local. 

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Horta à Porta” e pretende, além de dotar o local de uma horta comunitária, proporcionar um “melhor ambiente paisagístico e urbanístico”, sublinharam os promotores, em comunicado enviado às redações. 

A nova horta comunitária de Sendim vai disponibilizar talhões de aproximadamente 25m2 a particulares que se mostrem interessados na prática da agricultura biológica e da compostagem. A responsabilidade do talhão concretiza-se através de um protocolo, que acarreta também a frequência formativa em agricultura biológica, ministrada pela Lipor.  

“No local destinado à horta será também disponibilizada uma estrutura de apoio para armazenagem de ferramentas, um compostor individual e vários pontos de água para que os «futuros agricultores» se sintam aptos para esta nova etapa”, lê-se ainda. 

De acordo com Tiago Maia, citado na nota divulgada, a iniciativa passa também pelo “incentivo do contacto com a natureza e com a adoção de hábitos saudáveis, que não pode ser dissociada da consequente redução de resíduos, nomeadamente orgânicos”. “Por outro lado, queremos também dar a possibilidade, aos cuidadores da horta, de cultivarem produtos para consumo próprio, tendo sempre como objetivo a garantia de qualidade dos produtos, de melhor saúde e ambiente”, acrescentou o administrador da MatosinhosHabit. 

Por sua vez, Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões destacou os vários benefícios da horta comunitária “tanto para os munícipes, como para a alimentação e o ambiente”. O responsável considera que a mesma irá possibilitar “um maior acesso a produtos frescos ao mesmo tempo que incentiva à adoção de uma «educação ambiental» ao estimular a reciclagem, a compostagem e a diminuição de resíduos”, além de promover também “a envolvência da comunidade”. 

Os interessados em inscrever-se no programa “Horta à porta” devem fazê-lo na sede da MatosinhosHabit. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do contacto telefónico 22 939 99 90 ou do e-mail [email protected].   

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem