Com o início de um novo ano letivo, a azáfama do dia a dia no Porto está prestes a voltar ao normal. Como tal, a Metro do Porto ajusta-se a esta nova fase, implementando horários de Inverno a partir de segunda-feira, 9 de setembro.
Este período será marcado pelo maior reforço de sempre no serviço, especialmente para atender à crescente procura escolar de 2024/25.
No percurso partilhado pelas linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, que abrange 13 estações entre Estádio do Dragão e Senhora da Hora, a frequência dos metros será significativamente aumentada.
Nos horários de pico, entre as 7h e as 20h, as carruagens circularão a cada quatro minutos, reduzindo para cinco minutos após as 20h e até às 23h, com todas as viagens a serem realizadas em composições duplas.
A Linha Amarela (D), que sozinha movimenta um terço de todos os passageiros da rede e atende mais de 100 mil pessoas por dia, também verá melhorias. Entre as estações Hospital de S. João e Santo Ovídio, o intervalo entre os metros será de cinco minutos durante os períodos de maior movimento, tanto pela manhã quanto à tarde.
No troço entre Santo Ovídio e Vila d’Este, o novo término sul da Linha Amarela, a frequência será de 10 minutos. Uma novidade importante para Gaia é a nova Estação Manuel Leão, que facilitará o acesso direto à Escola EB 2/3 Soares do Reis.
As outras linhas do sistema também terão um aumento na frequência, embora de forma mais moderada. Durante os horários de pico, as linhas Azul (A), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) terão intervalos de 12 minutos, enquanto a Linha Vermelha (B) manterá um intervalo de 20 minutos.
Em 2024, o Metro do Porto alcançou um crescimento de 11% no número de passageiros em comparação com o ano anterior, totalizando quase 60 milhões de clientes até o início de setembro.
Com a recente expansão da Linha Amarela para Vila d’Este e a aguardada inauguração da Linha Rosa, prevista para julho do próximo ano, a rede está a expandir ainda mais a sua cobertura, promovendo a mobilidade sustentável em cada vez mais cidadãos.
Os novos horários do Metro do Porto, vigentes a partir de segunda-feira, podem ser consultados online, assim como os horários atualizados dos transportes alternativos ISMAI/Trofa.