PUB
Philips S9000

Conheça os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade

Conheça os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade

O final do verão, embora ainda falte algum tempo para tal acontecer, pode representar um aumento do estado de ansiedade para muitos cidadãos. Alguns porque isso implica um regresso mais rigoroso à rotina, outros porque os dias começam a ficar menores e há ainda quem possa experienciar esse tipo de sentimentos, simplesmente, já antecipando o estado depressivo característico do inverno.

Por isso, numa altura em que a saúde mental representa um tema preponderante na sociedade, com milhares de artigos assinados sobre o tema, nunca é demais relembrar de que forma é que pode manter um equilíbrio mental.

Além da prática de exercício físico e de, em grande parte dos casos, a meditação ajudar a controlar os níveis de ansiedade, os especialistas indicam que é igualmente importante o consumo de determinados alimentos, que contêm “propriedades capazes de melhorar o seu bem-estar durante os períodos de maior ansiedade”.

A ingestão de produtos como iogurtes, que contêm “propriedades anti-inflamatórias, capazes de auxiliar a funções digestiva”, ajudam, de acordo com uma publicação d’O Sapo, a reduzir os sintomas de ansiedade e a contribuir para um maior bem-estar.

Adicionalmente, também o salmão apresenta propriedades que ajudam a “regular a serotonina e a dopamina para um efeito calmante e relaxante”. Além disso, potencia ainda a “função cognitiva”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Outro alimento que os especialistas aconselham para “reduzir a ansiedade e a depressão” é o chocolate, adorado pela maior parte dos cidadãos. Segundo explica o mesmo artigo, uma investigação avaliou, recentemente, o estado de ansiedade de quem consome regularmente chocolate negro e não consome. E verificou, assim, que os participantes que consumiam chocolate negro “tinham uma menor probabilidade de se sentirem depressivos”.

Também o abacate, que se tornou bastante popular nos últimos anos, sobretudo pelos adeptos de uma alimentação saudável, ajuda a reduzir sentimentos depressivos, devido à produção de serotonina.

Mas os benefícios não ficam apenas por aqui… “Aliado ao seu sabor e versatilidade, o abacate apresenta também um bom aporte de vitamina B6 e magnésio”, sendo também uma fonte de fibra e de gorduras saudáveis.

Por último, os especialistas aconselham a ingestão de chá de camomila, amplamente conhecido pelas suas “propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes”.

De acordo com um estudo, realizado há cinco anos, o chá de camomila ajuda a reduzir os sintomas mais severos de ansiedade e, quando ingerido à noite, permite ainda uma noite de sono mais serena e tranquila.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem