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Concurso para primeiro corredor de metrobus de Gaia é discutido na segunda-feira

Concurso para primeiro corredor de metrobus de Gaia é discutido na segunda-feira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou que vai lançar um concurso internacional para a construção da primeira fase do corredor metrobus na Avenida Vasco da Gama (EN222), entre a avenida D. João II e os Arcos do Sardão, indicando que a proposta será votada na próxima reunião do executivo, agendada para segunda-feira, dia 26 de agosto.

“Esta primeira intervenção implica um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros e enquadra-se na requalificação e reordenação total daquela avenida, um eixo viário municipal estruturante que liga diversas freguesias e se afigura como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio”, lê-se no comunicado divulgado.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, isto significa o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia. “São percursos em via dedicada, ou seja, em faixa dedicada ao transporte público que será partilhada exclusivamente pelas bicicletas elétricas e veículos elétricos. Na prática são corredores ‘bus’ em solução pré-metro, ou seja, ligações entre pontos num modelo próximo de ‘shuttle'”, explica.

O objetivo, segundo a autarquia, passa por inserir corredores metrobus ao longo da avenida, cumprindo-se as intenções de redução das emissões de CO2 através da melhoria de condições para o transporte público e para a mobilidade suave.

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Recorde-se que em causa está um sistema de transporte público baseado no uso de autocarros, que visa combinar a capacidade e a velocidade do metro com a flexibilidade, o baixo custo e a simplicidade de um sistema de linhas de autocarros.

O metrobus opera numa faixa de rodagem exclusiva, para evitar o congestionamento do trânsito, e inclui estações, veículos e sistemas inteligentes de tráfego num sistema integrado e flexível.

Este serviço terá capacidade para cerca de 130 pessoas, com modo de bilhética Andante e “níveis de velocidade e frequência superiores a um autocarro”, indica a autarquia, sublinhando, ainda, que “quer no que se refere ao consumo energético, quer às emissões, a solução tem impactos positivos, implicando menor utilização do transporte individual”.

Depois desta primeira fase seguir-se-á a que levará a obra até à rotunda de Avintes e, posteriormente, até Lever. De referir que a Câmara Municipal de Gaia pretende, ainda, implementar esta solução entre Grijó e Santo Ovídio e na Avenida do Atlântico (Madalena).

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