
Para a melhor proposta de instalação artística urbana também há prémios, mas as inscrições para esta categoria terminam a 21 de abril.
São aceites a concurso, segundo comunicado da organização, “participações individuais ou coletivas, sendo que cada um dos participantes (individuais ou coletivos) pode apresentar até três propostas no máximo”.
As 250 propostas de recriações do Martelo de São João mais votadas podem ser vistas numa exposição a realizar-se no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, de 9 a 28 de junho.
Para Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, “este é um concurso que visa estimular a participação criativa de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto, mantendo vivo um dos mais emblemáticos ícones das festas da cidade”.
Sobre as propostas apresentadas, espera-se que estas sejam inéditas e originais na interpretação do tema da Festa do São João, refletindo “a tradição, a gastronomia, os locais e as pessoas da cidade do Porto”, acrescenta Ricardo Carvalho.
Relativamente à instalação artística urbana, a obra a ser criada terá de ser, obrigatoriamente, desenvolvida a partir dos típicos martelos de São João em Plástico, os quais serão cedidos pela Porto Lazer. Com regulamento próprio disponível em www.martelinhos.fjuventude.pt, esta nova categoria é dirigida a artistas, arquitetos, designers ou estudantes das áreas em questão