Junta da Galiza

“Concurso de Presépios 2022” já tem inscrições abertas

“Concurso de Presépios 2022” já tem inscrições abertas

O “Concurso de Presépios” é uma tradição habitual no município do Porto, durante o período natalício, e já tem as inscrições abertas para a edição deste ano. A informação acaba de ser avançada pela Câmara Municipal do Porto, que promove a iniciativa com o objetivo de “manter viva e valorizar uma tradição enraizada no Património Imaterial da Cidade do Porto”.

As candidaturas podem ser enviadas até ao próximo dia 23 de novembro, uma semana antes de se ligarem as luzes de Natal na cidade. De acordo com o regulamento, há três categorias a concurso, a geral, ao qual se podem inscrever participantes com idade superior a 15 anos, a ategoria 1, destinada a concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos, e categoria 2, para grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais.

Os vencedores de cada categoria serão presenteados com um valor monetário de 800 euros. Já aos segundos e terceiros classificados será, por sua vez, atribuído, respetivamente, um prémio de 600 euros e um troféu.

Os trabalhos apresentados a concurso devem “apresentar alegoria que enquadre a temática da quadra natalícia” e “localizarem-se na área do município do Porto e poderem ser vistos pelo público, gratuitamente, desde o dia 03.12.22 até ao dia 06.01.23, das 13:00 até às 18:00, de segunda a sábado”, lê-se no regulamento do concurso.

O mesmo documento refere ainda que entre os critérios analisados para a atribuição dos prémios estará a “originalidade e criatividade”, “tema e qualidade da interpretação”, “domínio das técnicas e qualidade plástica”, “inclusão de marcas identificativas da cidade” e “estética do conjunto (harmonia da imagem)”.

Os interessados em inscrever-se no “Concurso de Presépios 2022” podem fazê-lo através da entrega dos documentos solicitados (ficha de inscrição, disponível na página oficial da Câmara do Porto, e duas fotografias do trabalho) presencialmente, no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, ou online, através do e-mail [email protected]

Foto: Filipa Brito

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal