A Câmara Municipal do Porto acaba de anunciar a abertura oficial das candidaturas ao concurso “Montras de São João”, dirigido aos “comerciantes da cidade com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento, com montras visíveis e com porta aberta para a rua ou com porta de acesso para a rua”.
Em causa, recorde-se, está uma iniciativa promovida pelo município que pretende “manter viva e valorizar uma tradição enraizada no património imaterial da cidade”.
Os interessados em participar no concurso devem submeter as suas candidaturas até às 17h00 do dia 1 de junho em formato digital, através do Portal do Munícipe, ou presencialmente, no Gabinete de Munícipe.
“As montras apresentadas a concurso devem apresentar uma alegoria que enquadre os festejos populares sanjoaninos com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento”, refere a autarquia, acrescentando que as montras devem também estar “iluminadas e ser vistas pelo público, desde o dia 7 até ao dia 25 de junho, das 10h00 às 19h00, de segunda-feira a sábado.
O grande vencedor será premiado com um valor monetário de 2.250 euros. Já aos segundo e terceiro classificados do concurso será atribuído, respetivamente, o valor de 1.750 euros e 1.250 euros. Os participantes que ficarem entre o 4. e o 10.º lugar serão distinguidos com Menções Honrosas e à semelhança do último ano, volta a ser atribuído o título de “Montra Amiga do Ambiente” e “Montra Eleita pelo Público”.
Entre os critérios a avaliar pelo júri, destaca-se a “originalidade e criatividade”, “integração do produto da loja no comércio”, “cores, materiais utilizados e iluminação” e “estética do conjunto (harmonia da imagem)”.
Todas as informações sobre o concurso de “Montras de São João” estão disponíveis na página da Câmara do Porto.
Fotografia: Filipa Brito | Porto.