O “Fora D’Espaço – xtime” é um conceito que “nasce da vontade de trazer para a baixa da cidade lojas e marcas que se encontram fora da urbe portuense”, reunindo, num só espaço, “seis conceitos distintos e complementares que irão surpreender pela versatilidade do leque de ofertas”, adiantou Maria Antónia Portocarrero, diretora-geral da galeria. “Durante quarenta dias, seis marcas – quatro do Porto, uma de Lisboa e outra da Covilhã – apresentam produtos e artigos inovadores de decoração, mobiliário, vestuário, acessórios e peças de design exclusivas, propondo assim ao público as mais variadas sugestões de presentes de Natal”, frisou.
As lojas “Artual” (decoração) e “The Yellow Boat” (mobiliário reciclado feito de madeira de barco de ilhas exóticas da Indonésia) deslocam-se da Foz para o Passeio dos Clérigos, às quais se juntam a “Águas Furtadas” e “Rota do Chá”, localizadas na Rua Miguel Bombarda. De Lisboa, chega a “Corks & Co”, trazendo na bagagem as mais irreverentes propostas elaboradas com cortiça, e, da Covilhã, a “Cool Natura” e as “Aldeias Históricas de Portugal by Miguel Gigante” com peças de burel e lã.
Com esta iniciativa, o Passeio dos Clérigos dá visibilidade a marcas e produtos regra geral afastados da centralidade que este espaço comercial proporciona. Ao mesmo tempo, e durante quarenta dias, é disponibilizada aos frequentadores da baixa uma gama de produtos apenas disponíveis em locais mais afastados do centro da cidade.
Cá Fora com Jazz
No âmbito da animação de Natal, a “Fora D’Espaço – xtime” propõe um cartaz musical que aposta em concertos de música jazz, reinterpretando grandes temas do género e também músicas natalícias. Os concertos decorrem aos sábados e domingos, de 30 de novembro a 22 de dezembro, entre as 16h30 e as 18 horas. A entrada é livre.