PUB
Recheio 2024 Institucional

Concedida autorização de concurso único para nova ponte sobre o Douro

Concedida autorização de concurso único para nova ponte sobre o Douro

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou esta segunda-feira que o Tribunal de Contas (TdC) autorizou que o concurso da nova ponte sobre o Douro seja único. A informação foi avançada pela Agência Lusa e, segundo noticia O Sapo, revela ainda que o procedimento “deve avançar este ano”.

“O TdC abriu a porta a essa pretensão e o concurso será de conceção e construção. Autorizaram um modelo único de concurso e agora a Faculdade de Engenharia está a acabar os estudos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, dando conta que acredita que “os projetos de especialidade que sustentam o concurso fiquem prontos neste primeiro trimestre” e que o concurso deve avançar em 2020.

Segundo o autarca, que reuniu no passado dia 23 de dezembro com o TdC, “só há vantagens” com o modelo de concurso que junta a conceção e a construção, como “o facto de ser a mesma equipa, com engenheiros e arquitetos, a trabalhar o projeto do início ao fim”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que a futura ponte D. António Francisco dos Santos, nome do antigo bispo do Porto que morreu em setembro de 2017, irá instalar-se entre Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia).

Na altura em que foi anunciada, abril de 2018, estimava-se que o custo da obra seria de 12 milhões de euros, assumidos, em partes iguais, pelos dois municípios. No entanto, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, explicou, em novembro do ano passado, numa sessão da Assembleia Municipal, que a nova travessia iria custar 26,5 milhões de euros, valor que inclui a construção da ponte e respetivos acessos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem