
Depois de ter sido ampliado e modernizado, com o intuito de transformar-se num centro de excelência para a prática e o ensino de ténis, o Complexo Desportivo do Monte Aventino volta a ser alvo de uma nova intervenção.
A segunda fase do plano, adianta a Câmara Municipal do Porto, numa nota publicada no seu portal de notícias, prevê a “construção de uma nave com mais de 3.200 metros quadrados, que incluirá mais três campos cobertos, ginásio, sala de fisioterapia, balneários, gabinetes técnicos e uma bancada para 100 pessoas”.
“Será uma espécie de pavilhão multiusos, que poderá acolher as mais diversas atividades, para além do próprio ténis”, salientou, citado na nota divulgada, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, que celebrou, em 2018, um acordo com a autarquia para a gestão e exploração do espaço.
O responsável considera que o projeto do Complexo Desportivo do Monte Aventino é “crucial para o desenvolvimento do ténis português”, acreditando que, terminada esta última fase do projeto, terão condições para ter “não só um centro de excelência para a prática e o ensino do ténis, mas também um dos melhores complexos de ténis a nível nacional e mesmo europeu”.
As obras já arrancaram e deverão estar concluídas no início do próximo ano.
Recorde-se que o Complexo Desportivo Monte Aventino foi inaugurado em 1997 e ao longo destes últimos 20 anos acolheu e formou inúmeros praticantes, servindo de palco a vários eventos e iniciativas associadas ao ténis, como é exemplo o “Porto Open”.
Foto: Filipa Brito | CM Porto