Sogrape

Como festejar o S. João (em casa)

Como festejar o S. João (em casa)

Os portugueses voltam a viver, este ano, um São João diferente, amplamente condicionado pelo atual contexto de pandemia. Não existirão os festejos tradicionais, com concertos e fogo-de-artifício, mas nem por isso este santo popular deve deixar de ser celebrado.

No resguardo de sua casa também é possível festejar um São João à verdadeira moda do Porto. Só precisa de dar asas à imaginação e desfrutar, entre familiares ou amigos, no interior ou exterior da sua residência, mas sempre com todos os cuidados sanitários assegurados…

Para entrar no espírito da quadra pode começar por decorar a casa como se de um verdadeiro arraial se tratasse, com bandeiras coloridas alusivas aos santos populares, martelos e flores, sem esquecer, claro, o tão famoso manjerico. E se, por ventura, é supersticioso e quer desfrutar da festa relembrando os passeios pré-pandemia pelas ruas da cidade do Porto, não se pode esquecer do alho-porro, uma tradição milenar na noite de 23 para 24 de junho e que, dizem os entendidos, é “proteção garantida contra pragas e invejas”.

Adicionalmente, pode também escrever algumas quadras de S. João e distribuí-las pelos manjericos. E olhe que não faltam motivos para se inspirar: “o caldo verde, os bairros típicos, os arcos e os balões, as sardinhas em pão, sem esquecer, claro, os santos padroeiros”, sublinha a plataforma digital “Habitissimo”.

Com a casa decorada a preceito, é hora de começar a pensar no espaço destinado ao verdadeiro arraial, com pista de música e dança e espaços para jogos em família. “A pesca à sardinha e o desenrolar de rifas prometem horas de diversão no «arraial» em versão interior” são algumas das sugestões…

À mesa reinarão as sardinhas assadas sobrepostas em pão de broa, acompanhadas por uma salada de pimentos, uma tradição gastronómica nesta noite, que deixa as ruas da cidade do Porto perfumadas até de madrugada.

No próximo ano, esperemos, as marteladas de São João já deverão acontecer na rua, com o tradicional fogo de artifício e concertos ao ar livre.

Meu querido São João
Hoje estou deprimida
O que me vale mesmo
É ler o meu site da Viva!

Um bom São João!

Viva! no Instagram. Siga-nos.