Recheio

Como escolher um tapete para o carro

Como escolher um tapete para o carro

É comum quando se fala de carros pensar em elementos visíveis como pneus, espelhos ou mesmo encostos de cabeça e rádio, no entanto por vezes esquecemo-nos de elementos úteis que não são tão marcantes mas que cumprem funções importantes em termos de segurança, estética e manutenção do veículo. É o caso dos tapetes de automóvel, um complemento essencial que contribui para a ergonomia e durabilidade do veículo, embora à primeira vista possa não parecer.

Independentemente de ser um veículo todo-o-terreno, um carro familiar, um carro desportivo ou mesmo um transporte de mercadorias, a verdade é que os tapetes desempenham funções essenciais, que podem ser resumidas em três aspectos:

  • Os tapetes protegem o chão do carro da sujidade, para além de evitar a sua degradação pela fricção constante do calçado de qualquer elemento que se deposita sobre ele.
  • Os tapetes auxiliam a utilização dos pedais de embraiagem, travão e acelerador.
  • Os tapetes impedem os pés de escorregar tanto no acto de conduzir como ao entrar e sair do carro, especialmente quando se trata de passageiros que são vulneráveis a quedas.

E embora estas funções se destinem principalmente à segurança rodoviária e à manutenção da vida do veículo, nos últimos tempos os tapetes adquiriram também uma tarefa de personalização, dada a popularização dos tapetes auto personalizados para automóveis. Este aspecto é mais importante do que parece, uma vez que a estética e a segurança devem andar de mãos dadas, razão pela qual é tão importante saber escolher o tapete certo para cada tipo de automóvel, tendo em conta a frequência de utilização e os factores ambientais.

O que deve considerar ao escolher os tapetes para o carro?

Essencialmente existem três tipos de tapetes, aqueles que vêm de série com o carro, ou seja, que são “oficiais” da casa; os tapetes universais, que são vendidos no balcão e, portanto, podem ser encontrados numa variedade de pontos de venda e os tapetes personalizados, que são tapetes feitos à medida dependendo da marca e modelo do carro, podendo seleccionar os materiais de fabrico e mesmo gravuras personalizadas.

Destes três modelos, os mais recomendados pelos profissionais são personalizados, pelo simples facto de que não sendo produzidos em massa têm materiais de melhor qualidade e têm maior durabilidade. Uma outra vantagem de serem feitos à medida é que desta forma, o tapete cobrirá todo o chão, evitando que se dobre ou que falte tapete em algum lugar. Este tipo de tapetes pode ser encontrado em distribuidores especializados como o Rei dos tapetes, que ao fabricar tapetes para revendedores têm disponibilidade para um grande número de marcas de automóveis e os seus modelos correspondentes.

Além disso, é também importante considerar o tipo de utilização que será dada aos tapetes, uma vez que não é o mesmo utilizar o carro uma vez por semana ou  passar grande parte do dia na estrada. Enquanto no primeiro caso um tapete de pano é mais conveniente de lavar, no segundo caso um tapete de borracha será preferível, pois é mais duro e mais resistente, assim será mais fácil recolher a sujidade que fica depositada.

Compreendendo este último, também vale a pena considerar o tipo de ancoragem para o tapete que pode ser através de pequenos e finos espigões que aderem ao chão, velcro ou mesmo amarrações. Idealmente e dependendo dos estofos do chão do carro, deverá sempre seleccionar a opção menos escorregadia, para a qual pedir conselhos no ponto de venda dos tapetes será sempre uma opção favorável.

Artigo patrocinado

Viva! no Instagram. Siga-nos.