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Como escolher um restaurante com comida saborosa e de qualidade: 10 dicas simples

Como escolher um restaurante com comida saborosa e de qualidade: 10 dicas simples

Sempre que perscrutamos as nossas memórias gastronómicas na procura do melhor local para apaziguar o apetite, é comum depararmo-nos com uma ou outra razão, mais ou menos circunstancial, que nos demove de escolher um determinado restaurante já nosso conhecido.

Por vezes são pequenos detalhes que nos levam a preferir um estabelecimento e a preterir outro. Por exemplo, sabe-se que o facto de um dado restaurante redimensionar imagem da refeição diária na ementa é suficiente para chamar mais clientes.

Como é que as pessoas mais experimentadas nas aventuras gastronómicas estabelecem contrastes entre restaurantes bons e os que ficam abaixo de um patamar aceitável de qualidade? É um determinado restaurante suficientemente atrativo para não apenas cativar clientes, como fidelizá-los?

O modo de distinguir um restaurante mediano daquele que fará a diferença na sua refeição não é propriamente uma ciência exata. Desde logo, porque os critérios de escolha são subjetivos, dependem das expectativas de cada comensal e do que se valoriza em detrimento daquilo a que não se oferece tanta importância.

Saiba como pode simplificar o seu processo de escolha de modo a conseguir chegar ao restaurante ainda antes que o chef mande encerrar a cozinha.

A relação com o cliente

Privilegie um restaurante no qual se sinta bem vindo, o que decorre diretamente do modo como o staff do estabelecimento recebe os seus clientes. Este aspeto é a face visível de outros padrões de qualidade não tão tangíveis. Assim, deverá valorizar:

  • a atenção dada à receção aos clientes;
  • o facto de não se deixarem os clientes interminavelmente à espera de uma mesa;
  • a compensação dos clientes pela sua assiduidade, mediante ofertas ou descontos;
  • o conhecimento detalhado acerca da ementa pelo pessoal de mesa;
  • a pronta resolução de quaisquer erros durante o serviço.

O ambiente

Um ambiente que não corresponda às suas referências estéticas, musicais e até mesmo à sua noção de conforto térmico, não lhe proporcionará uma refeição prazerosa e, possivelmente, à sua companhia. Deste modo, procure que a qualidade da refeição seja complementada com a qualidade do ambiente e ofereça-se uma escolha em que a decoração, o mobiliário, as cores e a música de fundo sejam compatíveis com a sua sensibilidade.

A localização

Procure um estabelecimento próximo da sua residência mas não tão próximo que lhe baste atravessar a rua. A ida e o regresso também fazem parte da experiência. Privilegie ainda as vistas, embora nem sempre seja fácil conseguir mesa junto às janelas e com uma perspetiva desafogada de uma bela paisagem, de preferência natural. Deve ainda considerar outros aspetos mais utilitários, como as acessibilidades viárias e o estacionamento.

A relação preço-qualidade

Nem sempre o custo da refeição é proporcional à sua qualidade. Se acompanhou o percurso de Anthony Bourdain na procura das melhores iguarias do Porto, certamente percebeu que o preço não determina o prazer que se consegue extrair de uma refeição. Assim, procure estabelecer o seu preço de acordo com o que considera sensato.

A higiene

Pode parecer um lugar-comum, mas os lavabos são realmente os melhores indicadores da atenção prestada à higienização do espaço, podendo muito bem daí tirar inferências até sobre a higiene da própria cozinha (a qual deverá estar à vista). Não aceite a falta de higiene das casas de banho como algo inevitável. A incúria dos clientes no uso daquele espaço também não deverá ser tolerada pelos seus proprietários.

A variedade de opções

Certifique-se de que o restaurante por si escolhido possui uma ementa suficientemente variada para acomodar não apenas os diversos paladares, como também respeitar as opções e restrições dietéticas de cada um. Ainda que você possa não ter quaisquer limites ao que pode comer, o facto de um restaurante ter essa preocupação é muito abonatório.

O uso de tecnologias

É bom sinal que um estabelecimento da restauração use e disponibilize as não-tão-novas tecnologias aos seus clientes. Esta prática indicia um acompanhamento da evolução dos tempos, o que decerto se refletirá na confeção culinária. Valorize o fornecimento de wi-fi (com a password disponibilizada antes que o cliente a peça), as ementas digitalizadas com acesso por código QR, o pagamento por meios automáticos e as reservas online.

O design da ementa

O cuidado atribuído ao design da ementa é um bom indício de que estamos perante uma casa que valoriza a experiência do cliente no geral e a facilidade da consulta do menu em particular. A qualidade das fotografias (se existentes) também é reveladora do orgulho colocado na apresentação de cada prato.

As críticas

Pode sempre basear as suas escolhas na consulta às críticas que abundam na internet. As opiniões de outros clientes, e até mesmo de peritos gastronómicos, é um elemento-chave para fundamentar a sua escolha. Não encontra essa informação somente no Google, como também no Tripadvisor. As críticas são constituídas por opiniões de clientes, maioritariamente  espontâneas, e servem como um referencial adequado para aferir a qualidade do restaurante.

As caras conhecidas

O facto de um restaurante manter a sua equipa durante um longo período de tempo, indicia que se trata de um bom local para trabalhar. No caso de a equipa do restaurante ser constantemente remodelada, tal pode bem ter subjacente um mau ambiente de trabalho e um descontentamento pelas condições oferecidas, o que irá seguramente ter implicações na qualidade do serviço prestado aos clientes.

Conclusão

A escolha de um restaurante não deve ser deixada para a última hora, ou arrisca-se mesmo a percorrer interminavelmente as ruas da cidade até que os chefs dêem por encerrada a confeção de mais refeições. Se tiver mesmo que fazer uma escolha de última hora, guie-se pelas nossas dicas, que decerto lhe facilitarão a escolha.

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