PUB
Junta da Galiza

Como criar uma carreira de sucesso

Como criar uma carreira de sucesso

Muitos profissionais perguntam-se onde erraram na sua carreira por não ter conseguido alcançar cargos altos, mas muitos esquecem que ainda estão aptos a fazer essa mudança tanto diretamente nas suas áreas de atuação atual como também em áreas diferentes.

O rumo que as carreiras tomaram ao longo dos anos mudou bastante. Antes, era possível dizer que apenas a força de vontade já faria com que o trabalhador se tornasse um eterno empregado de uma empresa. Hoje é necessário muito mais.

As pessoas conseguem fazer profissões jogando poker em casino online, videojogos e tantas outras profissões não usuais mas, até para isso, só o esforço empregado naquela única atividade não levará o trabalhador muito adiante.

É preciso um pensamento multidisciplinar até mesmo nas áreas que diríamos que eram específicas e muitos empregados não perceberam isso e continuam nos seus postos muitas vezes sem o reconhecimento de empresa na qual trabalham e sem o reconhecimento do mercado como um todo.

Como começar a criar uma carreira de sucesso?

É preciso lembrar que o mercado não é somente uma empresa, se nem a empresa do trabalhador nem o mercado no geral percebem aquele perfil como sendo de um empregado de sucesso, algo precisa ser mudado.

Uma carreira de sucesso começa com a educação. Estudar e atualizar-se pode ser o grande passo que falta a muitos dos profissionais.

E, além de estudar as suas áreas específicas, aprender diferentes línguas e até mesmo fazer cursos de gestão podem fazer com que o profissional comece a qualificar-se para cargos maiores.

A diferença desse empenho educacional virá em pequenas coisas como assuntos rotineiros, criação de novos métodos de projeto e tantas outras vantagens que fará com que os profissionais ao redor comecem a perceber uma mudança na segurança e no que pode ser oferecido por aquele empregado.

Outro ponto que deve ser visto é o futuro. O que é que o profissional espera realmente do seu futuro? Uma mudança de área? Uma melhoria no cargo?

Quando o profissional sabe o que quer, fica muito mais fácil para ele traçar uma meta e fazer um planeamento estratégico para chegar lá.

Sobre a criação de um planeamento estratégico, que tal utilizar a sua própria carreira como um caso de estudo? Esse pode ser um assunto interessante e que pode abrir os olhos até mesmo de novas empresas no momento de contratação.

A experiência conta muito ainda nos dias atuais, mas nada adianta a experiência sem inovação. Por isso, construir uma carreira de sucesso vai muito mais além do que ter anos numa empresa. É preciso mostrar um valor real para o crescimento da mesma, ainda que o trabalhador esteja na base da pirâmide estrutural.

Como se firmar no mercado

Após começar a criar a sua carreira de sucesso é preciso mostrar-se para o mundo e como o ditado bem diz, “vender o seu peixe”. Essa expressão é a correta nos anos que vivemos hoje, com uma competitividade feroz na maioria das áreas.

Começar a fazer relações é essencial e pode abrir caminhos muito produtivos para a sua carreira. Entrar em contacto com profissionais que admira no ramo, simplesmente para uma conversa informal, criar artigos e textos informativos nas redes, lançar produtos sobre a sua área. Tudo o que estiver ao seu alcance para se promover deve ser feito.

O medo e a vergonha não devem ser um impeditivo para que a consolidação da sua carreira exista e lembre-se de que, apesar das empresas procurarem constantemente profissionais com diplomas e certificados, eles procuram profissionais comunicativos e cativantes também.

Firmar-se no mercado é ser um profissional reconhecido pelos seus méritos e pelos seus esforços, que passa confiança e também tranquilidade e motivação aos seus colegas e superiores.

Artigo patrocinado

PUB
PD-Bairro Feliz