
Com efeito, os dois feriados recentes – 1 e 8 de dezembro -, associados ao fenómeno da ‘Black Friday’ (dia com descontos), assim como uma “boa oferta de parques de estacionamento” e vários de meios de transporte públicos, que ajudam as pessoas a sair de casa, são alguns dos argumentos que Nuno Camilo enumera para justificar o aumento entre os 15% a 20% nas vendas no comércio tradicional em vários setores na cidade do Porto.
Além das vendas presenciais, há um outro fenómeno que está a ajudar a alavancar o aumento dos negócios que são as “vendas online”, constata ainda o presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, ACP.
O responsável considera, também, que o aumento da diversificação de “novos produtos” alimentares e a implementação de “novos espaços comerciais”, como hotéis, hostels, geladarias, lojas de aluguer de bicicletas e de motas ou lojas de material de papelaria diferenciado, ajudam também ao aumento das vendas no Natal.
A juntar-se a esta reunião de fatores, “neste momento existe o sentimento de que a crise passou e acho que no dia 23 de dezembro poderemos fazer um balanço ainda melhor”, revela o presidente da Associação dos Comerciantes do Porto.