A 18.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria começa esta quinta-feira à noite para recuar ao reinado de D. Sancho II, quarto rei de Portugal. Os episódios mais marcantes desta época, como a conquista do Alentejo, serão retratados até 10 de agosto. “No fundo, são 11 dias de imersão no reinado de D. Sancho II”, resume Gil Ferreira, vereador da Cultura da câmara da Feira. São 11 dias, 291 espetáculos, 32 áreas temáticas espalhadas por 33 hectares, 135 horas de animação, 218 artífices e artesãos e 83 entidades participantes. O orçamento estimado é de 970 mil euros.
O evento conta receber 500 mil visitantes. O acesso ao recinto será feito através de uma pulseira em cortiça natural, cujo fecho de segurança é personalizado com a Cruz dos Pereira, ícone do evento, gravado nas duas faces. O custo da pulseira é de cinco euros e dá acesso a todos os dias ou, em alternativa, um bilhete diário a dois euros durante a semana e três ao fim de semana..
A abertura oficial da Viagem Medieval acontece esta quinta-feira, único dia de entrada gratuita, às 22h e integra, pela primeira vez, a apresentação de um espetáculo de grande formato – a Tomada d’ Elvas.
A Viagem Medieval estreia este ano os bilhetes experiência, com inúmeras opções à escolha dos visitantes: assistir ao torneio medieval na tribuna e trajado à medieval, participar num espetáculo de grande formato, andar pelo recinto com vestes da época, almoçar no meio de personagens medievais, jantar no povoado com um mestre carismático, percorrer o recinto acompanhado por um guia, desfrutar as 32 áreas temáticas num conceito de fast pass. As reservas têm de ser feitas antecipadamente e os preços começam nos 10 euros.
“Os bilhetes experiência, distribuídos por um operador turístico de escala nacional, permitem a cada utilizador da Viagem decidir o nível de experiências que quer ter, sendo que algumas são de tal forma interativas que podem, inclusive, proporcionar que um mero espectador esteja dentro de um espetáculo e que seja cavaleiro ou nobre por um dia”, explica Gil Ferreira.
Quem tiver pulseira ou bilhete da Viagem Medieval pode viajar gratuitamente do Porto, a partir da Praça da Galiza, dos Aliados e da Ribeira, para Santa Maria da Feira com partidas às 15h00 e 17h00 e regresso às 23h00 e uma da manhã.